Foz do Iguaçu rece­be o 42º Encontro Nacional de Praticagem. Confira a programação

De 27 a 30 de novem­bro, acon­te­ce, em Foz do Iguaçu, o 42º Encontro Nacional de Praticagem, opor­tu­ni­da­de em que prá­ti­cos de todo o Brasil dis­cu­tem e tro­cam expe­ri­ên­ci­as com dife­ren­tes auto­ri­da­des sobre temas rele­van­tes para o desem­pe­nho da atividade.

Sede do even­to, o Paraná con­ta com uma Zona de Praticagem obri­ga­tó­ria em Paranaguá. Em 2017, o Porto bateu recor­de de movi­men­ta­ção de car­gas, com cres­ci­men­to de 14%, e rece­beu o pri­mei­ro lugar em Desempenho Ambiental no prê­mio da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

No dia 28, como de pra­xe, o repre­sen­tan­te da Autoridade Marítima abre o ciclo de pales­tras. Diretor de Portos e Costas da Marinha, almi­ran­te Roberto irá falar sobre a rela­ção com a Praticagem, cuja exce­lên­cia do ser­vi­ço é cos­tu­mei­ra­men­te elogiada.

Em segui­da, o sena­dor Wellington Fagundes (PR-MT), titu­lar da Comissão de Agricultura do Senado, vai abor­dar as pers­pec­ti­vas do agro­ne­gó­cio e os impac­tos no sis­te­ma por­tuá­rio, res­pon­sá­vel no Brasil por mais de 90% do comér­cio exterior.

Direito Marítimo será o tema das pales­tras do minis­tro do Superior Tribunal de Justiça Marco Buzzi e do desem­bar­ga­dor do Tribunal Regional Federal da 2ª Região Theophilo Miguel Filho.

O pre­si­den­te da Record TV, Luiz Cláudio Costa, encer­ra a par­te da manhã com foco nas cha­ma­das fake news (notí­ci­as fal­sas), que encon­tram ter­re­no fér­til no país e podem afe­tar empre­sas em todas as áreas.

À tar­de, o geren­te de Frota e da Central de Operação da Wilson Sons Rebocadores, Pedro Lima, vai tra­tar de ris­cos e efi­cá­cia em ope­ra­ções de rebo­ca­gem, que tam­bém são for­te­men­te impac­ta­das pelo aumen­to dos navi­os, cada vez maiores.

O dire­tor téc­ni­co do Conapra, prá­ti­co Porthos Lima, fará uma apre­sen­ta­ção do apli­ca­ti­vo No Rumo Certo, que per­mi­te ao prá­ti­co bra­si­lei­ro infor­mar sobre os equi­pa­men­tos de embar­que e desem­bar­que das embar­ca­ções o ano intei­ro, não somen­te duran­te a cam­pa­nha de segu­ran­ça da IMPA (Associação Internacional de Práticos Marítimos).

Por sua vez, o pes­qui­sa­dor Marcos Coelho Maturana, da USP, ana­li­sa­rá a con­tri­bui­ção do fator huma­no ao ris­co em mano­bras de navios.

Já o prá­ti­co Helio Takahiro Sinohara, da ZP-17 (Paranaguá), tra­rá o assun­to dos navi­os autô­no­mos para deba­te; enquan­to os prá­ti­cos Luiz Antonio Raymundo da Silva, da ZP-15 (Rio de Janeiro), e Pedro Henrique Parente, da ZP-05 (Fortaleza), fecham o dia com pales­tras sobre trei­na­men­to em mode­los redu­zi­dos no Panamá e nos EUA, res­pec­ti­va­men­te, um esfor­ço pró­prio da Praticagem para lidar com os desa­fi­os impos­tos pelos meganavios.