Diretor Técnico do Conapra deta­lha pro­je­tos para 2019

No pri­mei­ro dia do 42º Encontro Nacional de Praticagem, em Foz do Iguaçu, o Diretor Técnico do Conapra, Prático Porthos Lima, fez um balan­ço das ini­ci­a­ti­vas do Conselho Técnico ao lon­go de 2018 e ante­ci­pou alguns pro­je­tos para 2019.

Entre eles, estão um pro­gra­ma regu­lar de trei­na­men­to para mes­tres e mari­nhei­ros; um vídeo tam­bém vol­ta­do aos tri­pu­lan­tes sobre res­ga­te de prá­ti­cos; e um sim­pó­sio com foco em geren­ci­a­men­to de ris­co para o pri­mei­ro semestre.

O Diretor lem­brou de ini­ci­a­ti­vas rea­li­za­das com suces­so este ano, como a ela­bo­ra­ção de uma car­ti­lha jurí­di­ca aos prá­ti­cos com ori­en­ta­ções prin­ci­pal­men­te para o caso de aci­den­tes; o cur­so para ope­ra­do­res de ata­laia, com pre­vi­são de novas tur­mas; e o pri­mei­ro semi­ná­rio de hidro­gra­fia, que será repe­ti­do no segun­do semestre.

Além dis­so, Porthos des­ta­cou o uso do apli­ca­ti­vo No Rumo Certo, que per­mi­te ao prá­ti­co infor­mar sobre o esta­do de arran­jos de embar­que e desem­bar­que das embar­ca­ções o ano intei­ro, não somen­te duran­te a cam­pa­nha de segu­ran­ça da IMPA (Associação Internacional de Práticos Marítimos).

Em 2018, a par­ti­ci­pa­ção dos pro­fis­si­o­nais bra­si­lei­ros na cam­pa­nha, gra­ças à uti­li­za­ção do App, foi ain­da mai­or, atin­gin­do 25% das con­tri­bui­ções no mun­do, con­tra 22,5% em 2017. Mais uma vez, o Brasil foi o país que mais envi­ou infor­ma­ções sobre a con­ser­va­ção e ins­ta­la­ção des­ses arranjos.

Outro des­ta­que é o inter­câm­bio cada vez mai­or com prá­ti­cos estran­gei­ros. Participam do 42º Encontro Nacional de Praticagem prá­ti­cos de Argentina, Uruguai, México e Portugal. O argen­ti­no Daniel Arce con­tou que, em 2019, a Praticagem do seu país vai implan­tar um pro­gra­ma de trei­na­men­to ins­pi­ra­do no Curso de Atualização para Práticos (ATPR), com ciclos de 100 prá­ti­cos a cada ano.

– Para que vamos ino­var se o Conapra já tem resul­ta­dos con­sis­ten­tes nes­sa área? – dis­se aos cole­gas brasileiros.

Veja o vídeo apre­sen­ta­do no 42º Encontro Nacional de Praticagem, onde ele mos­tra a uti­li­za­ção do apli­ca­ti­vo Rumo Certo.