Empoderar as mulhe­res bene­fi­cia toda a comu­ni­da­de marítima

“Este ano, a Organização Marítima Internacional (IMO) traz como tema do Dia Marítimo Mundial “Empoderando Mulheres na Comunidade Marítima” – uma opor­tu­ni­da­de de des­per­tar cons­ci­ên­cia para a igual­da­de de gêne­ro, um dos obje­ti­vos da agen­da de desen­vol­vi­men­to sus­ten­tá­vel da ONU para 2030.

O Dia Marítimo Mundial é tra­di­ci­o­nal­men­te cele­bra­do em setem­bro, mas con­ta com even­tos e ati­vi­da­des rea­li­za­dos ao lon­go do ano. Portanto, nada mais apro­pri­a­do do que lem­brar do esfor­ço da IMO nes­se Dia Internacional da Mulher. Todas as orga­ni­za­ções liga­das à IMO são enco­ra­ja­das a des­ta­car o tema entre seus pares em 2019. E o Conapra inte­gra a Associação Internacional de Práticos Marítimos (IMPA), voz dos Práticos na IMO.

Nós, da Praticagem, levan­ta­mos a ban­dei­ra da igual­da­de todos os dias, pro­mo­ven­do um ambi­en­te no qual elas se iden­ti­fi­cam, inde­pen­den­te­men­te de fun­ção. Temos mulhe­res entre ope­ra­do­res de ata­laia, tri­pu­lan­tes das nos­sas lan­chas e pes­so­al admi­nis­tra­ti­vo. E, em 2015, come­mo­ra­mos cin­co anos do ingres­so delas como Práticos, oca­sião em que foram home­na­ge­a­das no 39º Encontro Nacional de Praticagem, em Brasília.

Sabemos que ain­da temos um lon­go cami­nho a per­cor­rer na soci­e­da­de como um todo. A indús­tria da nave­ga­ção sem­pre foi domi­na­da por homens e só na Praticagem esta­mos falan­do de um his­tó­ri­co de 210 anos de regu­la­men­ta­ção no Brasil. Mas, para o bem do setor, isso está mudando.

Como fri­sou a pró­pria IMO no lan­ça­men­to do tema des­te ano, empo­de­rar as mulhe­res tor­na as eco­no­mi­as mais prós­pe­ras, esti­mu­la o desen­vol­vi­men­to e bene­fi­cia a comu­ni­da­de marí­ti­ma glo­bal na bus­ca por uma nave­ga­ção mais segu­ra, lim­pa e sustentável.

Parabéns a todas!”

Gustavo Martins, Diretor-Presidente do Conapra