Diretor de Portos e Costas pres­ti­gia pri­mei­ro workshop para prá­ti­cos latino-americanos

I Workshop Latino-Americano para capa­ci­ta­ção de prá­ti­cos da região foi pres­ti­gi­a­do pelo dire­tor de Portos e Costas da Marinha do Brasil, almi­ran­te Lima Filho. Ele fez uma pales­tra à pri­mei­ra tur­ma da pra­ti­ca­gem estran­gei­ra, na quar­ta-fei­ra (7/3), no Centro do Rio de Janeiro. Nela, abor­dou as com­pe­tên­ci­as de sua dire­to­ria, a rela­ção com o ser­vi­ço de pra­ti­ca­gem e aspec­tos gerais do Curso de Atualização para Práticos (ATPR), coor­de­na­do des­de 2005 pelo Conapra, por dele­ga­ção da Autoridade Marítima, e prin­ci­pal moti­va­ção do workshop.

– O Conselho Nacional de Praticagem sem­pre bus­ca rea­li­zar uma série de ações que con­tri­bu­em para a segu­ran­ça da nave­ga­ção. Essa opor­tu­ni­da­de de estar­mos jun­tos, com prá­ti­cos de outros paí­ses, é bas­tan­te impor­tan­te para tro­ca de expe­ri­ên­ci­as, conhe­ci­men­tos e para que eles levem alguns ensi­na­men­tos, de for­ma que tenha­mos em toda América Latina por­tos e mares cada vez mais segu­ros e lim­pos – dis­se o almi­ran­te, que des­ta­cou o exce­len­te nível de segu­ran­ça nas mais de 66 mil mano­bras rea­li­za­das no Brasil em 2017.

O dire­tor-pre­si­den­te do Conapra, prá­ti­co Gustavo Martins, lem­brou que a ideia do workshop sur­giu no ano pas­sa­do, duran­te o IX Fórum Latino-Americano de Práticos, em Buenos Aires:

– O fórum acon­te­ce a cada dois anos, mas são mui­tos temas de inte­res­se comum para deba­ter. No últi­mo even­to, per­ce­beu-se a neces­si­da­de de dis­cu­tir um pro­gra­ma de capa­ci­ta­ção dos prá­ti­cos ten­do como mode­lo o cur­so bra­si­lei­ro ATPR, que aten­de aos requi­si­tos reso­lu­ção A‑960 da IMO (Organização Marítima Internacional). Então, aten­den­do ao pedi­do dos cole­gas estran­gei­ros, orga­ni­za­mos esse workshop, para que conhe­ces­sem como fun­ci­o­na o nos­so cur­so e tives­sem con­di­ções de implan­tar pro­gra­ma simi­lar em seus paí­ses ou de bus­car um con­vê­nio com a Marinha do Brasil, res­pon­sá­vel pelo ATPR que nós coordenamos.

Além das pales­tras sobre a implan­ta­ção do ATPR, duran­te uma sema­na os prá­ti­cos tive­ram opor­tu­ni­da­de de assis­tir a expo­si­ções de assun­tos rele­van­tes para a ati­vi­da­de, apre­sen­ta­ções de estu­dos de caso e de par­ti­ci­par de simulações.

O dire­tor téc­ni­co do Conapra, prá­ti­co Porthos Lima, foi res­pon­sá­vel pelo workshop com o geren­te téc­ni­co, Raimundo Nascimento. Porthos, que pales­trou sobre o cur­so ATPR no even­to de Buenos Aires, des­sa vez apre­sen­tou ain­da o inves­ti­men­to geral fei­to em capa­ci­ta­ção, que englo­ba tam­bém os ope­ra­do­res de ata­laia (esta­ção ope­ra­ci­o­nal da pra­ti­ca­gem) e a tri­pu­la­ção das lan­chas que fazem o embar­que e o desem­bar­que de prá­ti­cos nos navios.

Os ope­ra­do­res ganha­ram o Curso de Conhecimento Náuticos, que for­mou três tur­mas em 2017 e tem pre­vi­são de mais oito este ano. Já os mes­tres e mari­nhei­ros das lan­chas terão aces­so a um vídeo de segu­ran­ça pro­du­zi­do espe­ci­al­men­te para que relem­brem cui­da­dos nas ope­ra­ções de trans­fe­rên­cia de prá­ti­cos. O mate­ri­al foi exi­bi­do aos prá­ti­cos lati­no-ame­ri­ca­nos.

Na quin­ta-fei­ra (8/3), eles visi­ta­ram o Conapra e a Praticagem do Rio de Janeiro. Conheceram o tra­ba­lho ins­ti­tu­ci­o­nal do Conselho na defe­sa do mode­lo de pra­ti­ca­gem bra­si­lei­ro e da valo­ri­za­ção do prá­ti­co como o melhor espe­ci­a­lis­ta em segu­ran­ça nas águas onde ope­ra. Na Praticagem, assis­ti­ram a uma pales­tra do geren­te de ope­ra­ções, Sérgio Soares, sobre as áre­as de atu­a­ção no Rio e esti­ve­ram na atalaia. 

O even­to foi encer­ra­do nes­ta sex­ta (9/3), quan­do par­ti­ci­pa­ram de exer­cí­ci­os com os alu­nos da tur­ma 1/2018 do ATPR, no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) da Marinha. 

O prá­ti­co uru­guaio Orlando Herbon apro­vou o pri­mei­ro encon­tro. Representantes de Argentina, Peru e Panamá tam­bém esti­ve­ram pre­sen­tes. – Sem dúvi­da o con­teú­do foi mui­to inte­res­san­te. O prá­ti­co é par­te de uma gran­de engre­na­gem, que envol­ve o navio, a tri­pu­la­ção, os rebo­ca­do­res… Para que fun­ci­o­ne o motor, todos têm que estar em sua posi­ção. A nos­sa par­te se faz cada vez mais segu­ra e efi­ci­en­te. Prestamos um ser­vi­ço mui­to impor­tan­te para o comér­cio exte­ri­or dos países. 

Durante o workshop, os prá­ti­cos pres­ta­ram home­na­gem a Miguel Ângelo Periquito Conceição, cole­ga por­tu­guês fale­ci­do em aci­den­te em 28 de feve­rei­ro, após cair de uma esca­da de quebra-peito.