Conapra consolida seu foco em treinamentos 

O Conselho Nacional de Praticagem tem dei­xa­do mais que evi­den­te o seu foco em atu­a­li­za­ção de trei­na­men­tos de prá­ti­cos e inter­câm­bio de expe­ri­ên­ci­as. Após rea­li­zar o pri­mei­ro workshop para prá­ti­cos estran­gei­ros, o Conapra vai apoi­ar, mais uma vez, o 14º Seminário Nacional sobre Indústria Marítima e Meio Ambiente (Ecobrasil 2018), da Revista Portos e Navios.
Entre os pales­tran­tes, esta­rá um repre­sen­tan­te do Conselho, cuja pales­tra ins­ti­tu­ci­o­nal está mar­ca­da para as 11h30m do dia 24 de abril, no Hotel Mirador, em Copacabana, onde o even­to acon­te­ce até o dia 25.
O semi­ná­rio é fei­to des­de 2002 pela Revista Portos e Navios, uma das prin­ci­pais publi­ca­ções do seg­men­to, e pro­mo­ve deba­tes rela­ci­o­na­dos ao meio ambi­en­te nos por­tos, na indús­tria naval/offshore e na Marinha Mercante.
A pra­ti­ca­gem do Brasil tem fun­da­men­tal rele­vân­cia ambi­en­tal ao garan­tir o neces­sá­rio nível de segu­ran­ça nas mano­bras dos navi­os, evi­tan­do, assim, a polui­ção hídri­ca. A exce­lên­cia do ser­vi­ço é reco­nhe­ci­da pela Diretoria de Portos e Costas da Marinha do Brasil.
O Ecobrasil 2018 vai dis­cu­tir temas como cole­tas de resí­du­os de embar­ca­ções, dra­ga­gens, impac­to de mudan­ças cli­má­ti­cas em zonas cos­tei­ras, pla­ne­ja­men­to para res­pos­tas a emer­gên­ci­as ambi­en­tais, entre outros.
A par­tir des­te ano, o even­to pre­mi­a­rá um pro­je­to desen­vol­vi­do por por­to ou ter­mi­nal, cen­tran­do aten­ção na res­pon­sa­bi­li­da­de socioambiental.
Confira a pro­gra­ma­ção com­ple­ta do semi­ná­rio em: