Conapra realiza primeiro workshop para práticos latino-americanos

O Conselho Nacional de Praticagem rea­li­za, de 5 a 9 de mar­ço, o I Workshop Latino-Americano para capa­ci­ta­ção de prá­ti­cos estran­gei­ros da região. O even­to tem por meta trans­mi­tir a expe­ri­ên­cia bra­si­lei­ra, devi­do à reco­nhe­ci­da exce­lên­cia da atu­a­ção da pra­ti­ca­gem naci­o­nal. As pales­tras e os exer­cí­ci­os vão acon­te­cer no Hotel Guanabara, no Centro de Simulação Aquaviária (CSA) do Sindicato de Oficiais de Marinha Mercante e no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) da Marinha do Brasil, no Rio de Janeiro.
Além de assis­ti­rem a expo­si­ções de assun­tos rele­van­tes para a ati­vi­da­de, apre­sen­ta­ções de estu­dos de caso e de par­ti­ci­pa­rem de simu­la­ções, os prá­ti­cos lati­no-ame­ri­ca­nos irão conhe­cer como é implan­ta­do o Curso de Atualização para Práticos (ATPR), que tem notó­ria exce­lên­cia e é coor­de­na­do des­de 2005 pelo Conapra, por dele­ga­ção da Autoridade Marítima.

Obrigatório a cada cin­co anos a prá­ti­cos bra­si­lei­ros, o cur­so ATPR está no ter­cei­ro ciclo de for­ma­ção. Ele é rea­li­za­do em duas fases: a pri­mei­ra à dis­tân­cia, por meio de apli­ca­ti­vo, com pro­va onli­ne; e a segun­da, pre­sen­ci­al, duran­te uma sema­na, perío­do em que os pro­fis­si­o­nais revi­sam con­cei­tos e fazem simu­la­ções no Ciaga ou no Ciaba (Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar da Marinha, em Belém-PA).

Os ins­tru­to­res volun­tá­ri­os tam­bém são prá­ti­cos, o que favo­re­ce o apren­di­za­do, sen­do que todos, no míni­mo, têm obri­ga­to­ri­a­men­te cin­co anos de expe­ri­ên­cia, reco­nhe­ci­da capa­ci­da­de téc­ni­ca e faci­li­da­de de comu­ni­ca­ção. Além da reci­cla­gem, o cur­so pro­mo­ve a inte­gra­ção da pra­ti­ca­gem de dife­ren­tes regiões, a tro­ca de infor­ma­ções e expe­ri­ên­ci­as, o con­ta­to com novas tec­no­lo­gi­as e a padro­ni­za­ção de procedimentos.

No últi­mo dia do workshop, os cole­gas estran­gei­ros irão, inclu­si­ve, par­ti­ci­par de exer­cí­ci­os de aná­li­se de cadei­as de erro e situ­a­ções de emer­gên­cia com os alu­nos da tur­ma  1/2018 do ATPR, no Ciaga.

Ao lon­go da sema­na, eles ain­da terão con­ta­to com o dire­tor de Portos e Costas da Marinha do Brasil, almi­ran­te Lima Filho, e farão visi­tas ao Conapra e à Praticagem do Rio de Janeiro. O encer­ra­men­to será com um coque­tel no Ciaga.

Nívea do pro­gra­ma “Amigos do Mar” con­ver­sa sobre o workshop com Porthos Lima, Diretor-Técnico do Conapra.