Conapra e Fenapráticos pre­sen­tes na sole­ni­da­de de trans­mis­são de car­go de Comandante da Marinha

A Praticagem do Brasil pres­ti­gi­ou, na últi­ma quar­ta-fei­ra (9/1), em Brasília, a sole­ni­da­de de trans­mis­são de car­go de Comandante da Marinha ao Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior.

Estiveram pre­sen­tes o Diretor-Presidente do Conselho Nacional de Praticagem, Prático Gustavo Martins; o Diretor Institucional da Fenapráticos, Prático Moacyr Antonio; o Vice-Presidente da Fenapráticos, Prático Marcelo Cajaty; e os Assessores do Conapra Wilson Cruz e Marcus Vinícius.

O even­to foi rea­li­za­do, no Clube Naval de Brasília, com a par­ti­ci­pa­ção de diver­sas auto­ri­da­des, entre elas o pre­si­den­te da República, Jair Bolsonaro, que pre­si­diu a cerimônia.

Almirante Ilques esta­va à fren­te do Estado Maior da Armada des­de setem­bro de 2017 e assu­me o car­go de Comandante da Marinha no lugar do Almirante Leal Ferreira. Natural de Ribeirão Preto (SP), duran­te a sua bri­lhan­te car­rei­ra ocu­pou car­gos impor­tan­tes na ins­ti­tui­ção, entre eles o de Diretor de Portos e Costas, res­pon­sá­vel por todas as nor­mas e ati­vi­da­des des­ti­na­das a garan­tir a segu­ran­ça do trá­fe­go aqua­viá­rio, a sal­va­guar­da da vida huma­na no mar e a pre­ven­ção à polui­ção hídrica.

Imagem: José Cruz / Agência Brasil  

– Nós, da Praticagem do Brasil, sau­da­mos o Almirante Leal Ferreira pela for­ma cor­di­al e ami­ga no tra­to dos assun­tos vin­cu­la­dos à Praticagem, nes­se tem­po em que per­ma­ne­ceu no car­go de Comandante da Marinha. E, ao  Almirante Ilques, dese­ja­mos suces­so no enfren­ta­men­to dos gran­des desa­fi­os na Direção do Comando da Marinha. Somos ali­a­dos da Marinha do Brasil no cum­pri­men­to da Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário. A inter­lo­cu­ção entre as ins­ti­tui­ções é fun­da­men­tal para isso e sem­pre foi de alto nível. O resul­ta­do é o bai­xís­si­mo índi­ce de aci­den­tes na nave­ga­ção – des­ta­cou o Diretor-Presidente do Conapra.