Conapra com­pa­re­ce à pos­se de novos che­fes no Ministério da Defesa

O secre­tá­rio exe­cu­ti­vo do Conapra, Arionor Souza, e o Assessor Institucional da enti­da­de, Wilson Cruz, repre­sen­ta­ram a Praticagem do Brasil na cerimô­nia de pos­se, em Brasília, dos novos che­fes do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) e da Secretaria Geral do Ministério da Defesa.

São eles: o Tenente-Brigadeiro do Ar Raul Botelho e o Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, que subs­ti­tuí­ram, res­pec­ti­va­men­te, o Almirante de Esquadra Ademir Sobrinho e o Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto AmaralOliveira.

A cerimô­nia na últi­ma ter­ça-fei­ra (15/1), no Clube da Aeronáutica, foi pre­si­di­da pelo minis­tro da Defesa, Fernando Azevedo, e teve a par­ti­ci­pa­ção dos coman­dan­tes das Forças Armadas, de minis­tros de Estado, auto­ri­da­des civis e mili­ta­res. Na oca­sião, os novos che­fes foram agra­ci­a­dos com a Ordem do Mérito de Defesa do grau Grã-cruz.

Criado em 2010, o Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas faz o pla­ne­ja­men­to do empre­go con­jun­to das Forças Armadas e asses­so­ra o minis­tro da Defesa no pla­ne­ja­men­to de ope­ra­ções e exer­cí­ci­os con­jun­tos, caso das ope­ra­ções de paz. Já a Secretaria Geral foi ins­ti­tuí­da, em 2013, para coor­de­nar as demais secre­ta­ri­as inte­gran­tes do minis­té­rio, entre outras atividades.