CABOS ARREBENTAM E PRÁTICO EVITA ACIDENTE EM PARANAGUÁ

A pra­ti­ca­gem em Paranaguá (PR) evi­tou um aci­den­te com um gran­de por­ta-con­têi­ne­res. O caso acon­te­ceu na tar­de da últi­ma quin­ta-fei­ra (21/3).

Por vol­ta das 13h30m, os cabos de proa do por­ta-con­têi­ne­res arre­ben­ta­ram com ven­tos de 50 nós e o navio abriu para cima das pedras da palan­ga­na, a bores­te, no Canal do Surdinho. A embar­ca­ção tem 330 metros de com­pri­men­to e 48 metros de boca. 

A pra­ti­ca­gem e o pri­mei­ro prá­ti­co da esca­la já esta­vam em modo de espe­ra, cien­tes da entra­da da fren­te fria for­te, e agi­ram prontamente.

Ao ser cha­ma­da pelo navio, a pra­ti­ca­gem aci­o­nou, remo­ta­men­te, os rebo­ca­do­res, evi­tan­do que a embar­ca­ção fos­se para cima das pedras. Em menos de 15 minu­tos, o prá­ti­co Victor Demaison (foto) já subia a bordo.

Quatro rebo­ca­do­res foram usa­dos para rea­tra­car o por­ta-con­têi­ne­res. Todos os cabos de popa tive­ram que ser tro­ca­dos. O prá­ti­co per­ma­ne­ceu a bor­do por duas horas até a tro­ca efe­ti­va dos cabos e dimi­nui­ção da inten­si­da­de dos ventos.

– Os rebo­ca­do­res nos auxi­li­a­ram rapi­da­men­te. Essa siner­gia que temos com os todos os players do por­to nos levou a con­tro­lar a situ­a­ção a tem­po. A pra­ti­ca­gem está de pron­ti­dão 24 horas por dia, nos 365 dias do ano, e atua de manei­ra pro­a­ti­va, como se obser­vou nes­sa emer­gên­cia – des­ta­cou o prá­ti­co Victor.