Praticagem se reúne no Rio em mais um encontro de atualização

Gerentes e asses­so­res da pra­ti­ca­gem de todo o país esti­ve­ram, na ter­ça-fei­ra (10/10), na sede do Conapra, no Centro do Rio de Janeiro, para mais um encon­tro geral de atu­a­li­za­ção sobre a legis­la­ção tra­ba­lhis­ta e fis­cal, a par­te téc­ni­ca da ati­vi­da­de e as ações ins­ti­tu­ci­o­nais, regu­la­tó­ri­as e de apoio à categoria.

O even­to foi aber­to com um vídeo do dire­tor-pre­si­den­te do Conapra, o prá­ti­co Gustavo Martins. De manhã, foram qua­tro pales­tras com advo­ga­dos e con­sul­to­res sobre o impac­to da legis­la­ção no seg­men­to. À tar­de, repre­sen­tan­tes da pra­ti­ca­gem e do pró­prio Conapra abor­da­ram os demais temas.

A Diretoria Técnica pres­tou infor­ma­ções sobre o cur­so de atu­a­li­za­ção de prá­ti­cos e escla­re­ceu dúvi­das sobre a homo­lo­ga­ção de ata­laia (esta­ção ope­ra­ci­o­nal da pra­ti­ca­gem), tri­pu­la­ção de segu­ran­ça e ins­pe­ções téc­ni­cas nas lan­chas de pra­ti­ca­gem e de apoio – com­pe­tên­ci­as do Conapra dele­ga­das pela Autoridade Marítima.

Os prá­ti­cos tro­ca­ram expe­ri­ên­ci­as sobre equi­pa­men­tos de ata­laia e a moto­ri­za­ção de lan­chas que mais se adap­ta à sua região de atuação.

A Federação Nacional dos Práticos (Fenapráticos) res­sal­tou a impor­tân­cia da sin­di­ca­li­za­ção em cada esta­do como for­ma de dar mais repre­sen­ta­ti­vi­da­de nas dis­cus­sões de inte­res­se pela Federação.

Na área de atu­a­ção do Conapra, foram apre­sen­ta­das ain­da as ações mais impor­tan­tes ins­ti­tu­ci­o­nais, regu­la­tó­ri­as e de apoio em defe­sa da praticagem.

O pró­xi­mo encon­tro será em Belém, no dia 29 de novembro.