Fórum Latino-Americano 2017 — Praticagem brasileira terá cinco palestrantes

De 30 de outu­bro a 3 de novem­bro, Buenos Aires será sede do IX Fórum Latino-Americano de Práticos, com repre­sen­tan­tes de Argentina, Brasil, Chile, Cuba, Colômbia, Equador, México, Panamá, Peru, Uruguai e Venezuela.

O even­to, cri­a­do em 2004 duran­te o XVII Congresso da Associação Internacional de Práticos Marítimos (IMPA), em Istambul, tem como obje­ti­vo o inter­câm­bio de infor­ma­ções entre cada pra­ti­ca­gem naci­o­nal. O Brasil terá cin­co pales­tran­tes, além da pre­sen­ça do dire­tor-pre­si­den­te do Conapra, o prá­ti­co Gustavo Martins.

O prá­ti­co Ricardo Falcão, vice-pre­si­den­te da IMPA, vai falar sobre dois temas: “Silêncio… O som da segu­ran­ça” e “Competição no Rio Amazonas”.

O prá­ti­co Matusalém Gonçalves Pimenta leva­rá o assun­to do seu mais novo livro “Praticagem, Meio Ambiente e Sinistralidade”, no qual ana­li­sa aci­den­tes a par­tir da reso­lu­ção A‑960 da Organização Marítima Internacional (IMO).

O prá­ti­co Siegberto Schenk, do Conselho Técnico do Conapra, dedi­ca­rá seu tem­po de apre­sen­ta­ção ao “Gerenciamento de ris­co”, conhe­ci­men­to fun­da­men­tal para o prá­ti­co, devi­do as con­sequên­ci­as cada vez mais gra­ves de danos, devi­do o aumen­to das embarcações.

O prá­ti­co Marco Lucas irá apre­sen­tar o sis­te­ma ReDraft ado­ta­do pela pra­ti­ca­gem no Porto de Santos, que cal­cu­la com mais pre­ci­são o cala­do dinâ­mi­co, que con­si­de­ra as con­di­ções ambi­en­tais, ofe­re­cen­do mais segu­ran­ça a nave­ga­ção e mai­or fle­xi­bi­li­da­de nas ope­ra­ções portuárias.

O prá­ti­co Porthos Augusto, dire­tor téc­ni­co do Conapra, por sua vez, abor­da­rá o mode­lo de capa­ci­ta­ção bra­si­lei­ro ATPR, rea­li­za­do em ciclos des­de 2005.

www.flaprac.org