Praticagem esta­rá pre­sen­te no Santos Export e na mis­são ao Porto de Cingapura

O Conselho Nacional de Praticagem (Conapra) é um dos apoi­a­do­res este ano da 17ª edi­ção do Fórum Nacional para Expansão do Setor Logístico Portuário (Santos Export), que ocor­re­rá, nos dias 8 e 9 de outu­bro, em Brasília.

O even­to dis­cu­ti­rá os desa­fi­os do seg­men­to nos seguin­tes pai­néis: A Importância do Agronegócio; Regulação na Logística de Comércio Exterior; Os Impactos do Acordo Mundial de Facilitação do Comércio na Logística Nacional; Intermodalidade e Logística; e Os Novos Modelos Portuários.

Entre os diri­gen­tes de enti­da­des públi­cas e pri­va­das e auto­ri­da­des fede­rais con­fir­ma­dos na pro­gra­ma­ção, estão o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas; o Presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Ministro José Múcio Monteiro Filho; e o Diretor-Geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Mário Povia.

Tradição no even­to, a via­gem téc­ni­ca a por­tos do exte­ri­or será rea­li­za­da, de 30 de agos­to a 7 de setem­bro, para Cingapura, e terá um repre­sen­tan­te da Praticagem na mis­são. O Ministro Tarcísio Gomes de Freitas tam­bém esta­rá no gru­po. O Porto de Cingapura é o prin­ci­pal hub logís­ti­co da Ásia e o ter­cei­ro mai­or com­ple­xo por­tuá­rio do Sudeste Asiático em movi­men­ta­ção de car­gas. A agen­da de encon­tros e visi­tas na região está sen­do orga­ni­za­da pela agên­cia comer­ci­al do governo.

Segundo o Diretor-Presidente do Conapra, Prático Gustavo Henrique Alves Martins, como espe­ci­a­lis­tas em geren­ci­a­men­to de ris­co em águas res­tri­tas, os Práticos são pro­fun­dos conhe­ce­do­res dos gar­ga­los do sis­te­ma por­tuá­rio e devem ser sem­pre ouvi­dos em estu­dos, deba­tes e na implan­ta­ção de projetos:

– O incre­men­to acen­tu­a­do das movi­men­ta­ções de car­ga e a recen­te inclu­são do desen­vol­vi­men­to marí­ti­mo na agen­da do país impõem uma série de desa­fi­os, dadas as limi­ta­ções da nos­sa estru­tu­ra por­tuá­ria e a deman­da de aces­so de navi­os cada vez mai­o­res a nos­sos por­tos. Nesse cená­rio, fóruns de dis­cus­são como o Santos Export, envol­ven­do todos os ato­res impor­tan­tes na cadeia logís­ti­ca, são fun­da­men­tais para supe­rar os entra­ves. E a Praticagem do Brasil é uma das vozes rele­van­tes. Nosso obje­ti­vo é con­ti­nu­ar con­tri­buin­do para a efi­ci­ên­cia do sis­te­ma por­tuá­rio e o ple­no fun­ci­o­na­men­to da eco­no­mia, porém, sem nun­ca per­der de vis­ta a segu­ran­ça da nave­ga­ção, a sal­va­guar­da da vida huma­na no mar e a pro­te­ção do meio ambi­en­te hídrico.

O Santos Export será rea­li­za­do no hotel Royal Tulip Alvorada. Confira a pro­gra­ma­ção em http://forumsantosexport.com.br.