Diretor-Presidente do Conapra assu­me a Fenapráticos em janeiro

O Diretor-Presidente do Conapra, Prático Gustavo Henrique Alves Martins, foi elei­to para man­da­to de três anos à fren­te da Federação Nacional dos Práticos (Fenapráticos), fun­ção que assu­me a par­tir de janei­ro de 2020. Parte da atu­al dire­to­ria con­ti­nua na admi­nis­tra­ção, entre eles o atu­al Presidente, Prático Otávio Fragoso, que vai para o Conselho Fiscal, e o Vice, Prático Marcelo Cajaty, que per­ma­ne­ce no cargo.

A Fenapráticos repre­sen­ta os Práticos no âmbi­to tra­ba­lhis­ta, enquan­to o Conapra é a asso­ci­a­ção das enti­da­des de Praticagem com foco no apri­mo­ra­men­to téc­ni­co da ati­vi­da­de e da qua­li­da­de do ser­vi­ço. Além dis­so, o Conselho aten­de as deman­das dele­ga­das pela Autoridade Marítima (orga­ni­zar o Curso de Atualização para Práticos; homo­lo­gar as esta­ções de Praticagem e as tri­pu­la­ções das lan­chas de Prático; e rea­li­zar ins­pe­ções e lau­dos para homo­lo­ga­ção das lan­chas pela Marinha).

O prin­ci­pal obje­ti­vo da Fenapráticos nos últi­mos três anos foi divul­gar e implan­tar a estru­tu­ra sin­di­cal nas Zonas de Praticagem. Hoje, a Federação con­gre­ga nove sin­di­ca­tos: Ceará, Espírito Santo, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande (RS), Santa Catarina, São Paulo e Pará. A meta é con­cluir esse pro­ces­so, ten­do sin­di­ca­tos repre­sen­tan­do Práticos de todas as 21 ZPs do país.

– Uma das pos­si­bi­li­da­des a ser dis­cu­ti­da é reu­nir esta­dos com menor núme­ro de Práticos em um úni­co sin­di­ca­to. O impor­tan­te é todos esta­rem repre­sen­ta­dos – des­ta­ca o Presidente eleito.

Ele acres­cen­ta que, após a obten­ção do regis­tro de todos os sin­di­ca­tos, a pró­xi­ma pau­ta da cate­go­ria pode ser a regu­la­men­ta­ção da pro­fis­são. Atualmente, exis­tem boas nor­mas téc­ni­cas e de ser­vi­ço apli­ca­das aos Práticos, porém, na esfe­ra da Autoridade Marítima.

Veja como ficou a cha­pa eleita:

Diretoria

Efetivos: Gustavo Henrique Alves Martins (Presidente), Marcelo Campello Cajaty Gonçalves (Vice), Carlos Alberto Rodrigues Barcellos (Diretor Administrativo), Marcos Vinicius de Lima Martini (Diretor Financeiro) e Alexander Cristaldo Kreuger (Diretor Institucional);

Suplentes: Ricardo Augusto Leite Falcão, Evandro Simas Abi Saab, Márcio Campello Cajaty Gonçalves, Marco Antonio Heggendorn Oliveira e Guido Bandeira Cajaty Gonçalves;

Conselho Fiscal

Efetivos: Otávio Augusto Fragoso Alves da Silva, Moacyr Antonio Moreira Bezerra e Leandro dos Santos Calderon;

Suplentes: Tomás Menezes Hatherly, Pedro Henrique Parente Albuquerque e Pedro Paulo de Alcantara;

Delegados Representantes na Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviário e Aéreo, na Pesca e nos Portos (CONTTMAF)

Efetivos: Otávio Augusto Fragoso Alves da Silva e Ricardo Augusto Leite Falcão (Diretor Institucional da CONTTMAF);

Suplentes: Marcelo Campello Cajaty Gonçalves e Evandro Simas Abi Saab.

Da esquer­da para direi­ta: Alexander Cristaldo Kreuger; Marcos Vinicius de Lima Martini; Gustavo Henrique Alves Martins; Marcelo Campello Cajaty Gonçalves; e Carlos Alberto Rodrigues Barcellos.