Saiba como surgiu a marca de nove metros no costado dos navios
“Há muitas coisas no nosso dia a dia e na nossa vida profissional que aceitamos e não questionamos a origem”, diz Kevin Vallance, autor de Pilot Ladder Manual, em artigo publicado na revista da Associação de Práticos do Reino Unido (UKMPA). Uma delas, prossegue, é a marca de nove metros pintada no costado dos navios.
Ele foi investigar essa história e descobriu que a marca foi uma solução simples em resposta a um trágico acidente. Em 1974, o Prático do Reino Unido Laurence Kerr Mitchell caiu e morreu ao escalar uma escada superior a nove metros para acessar uma embarcação. A Justiça negou reparação à família, aceitando o argumento da defesa de que o Prático foi parcialmente responsável por tentar embarcar em navio que não oferecia o meio recomendado: escada de quebra-peito e escada de portaló.
Colega de Mitchell, Stuart Hellier ficou enfurecido com o desdobramento e, então, teve a ideia da marca. Após intenso trabalho da Praticagem, o caso foi levado adiante na Organização Marítima Internacional (IMO) e a Associação Internacional de Práticos Marítimos (IMPA) recomendou a medida. Hoje, a indicação no costado mostra claramente quando a superfície da água até o ponto de acesso da embarcação é superior aos nove metros, facilitando a recusa do embarque em meio irregular.
Conheça os detalhes no artigo da Revista da UKMPA