1º Distrito Naval tem novo Comandante

O Almirante Rocha assu­miu o Comando do 1º Distrito Naval, no Rio de Janeiro. A cerimô­nia de trans­mis­são de car­go, no Pátio Almirante Tamandaré, na Praça Mauá, ocor­reu na últi­ma quar­ta-fei­ra (24/4) e teve a pre­sen­ça da Praticagem do Brasil.

Natural do Estado do Ceará, Almirante Rocha é Ex-Chefe do Gabinete do Comandante da Marinha e subs­ti­tui o Almirante Cunha, atu­al Comandante em Chefe da Esquadra.

O Comandante de Operações Navais, Almirante Puntel, des­ta­cou a capa­ci­da­de pro­fis­si­o­nal e con­du­ta ili­ba­da do Almirante Rocha, além dos even­tos que mar­ca­ram o Comando do Almirante Cunha. Entre eles, citou: a con­clu­são da pri­mei­ra tur­ma do Curso Especial de Perito Criminal Militar; a atu­a­ção nas ope­ra­ções de Garantia da Lei e da Ordem, em apoio à inter­ven­ção fede­ral no Rio de Janeiro; a incor­po­ra­ção do Navio de Apoio Oceânico “Purus” na área do 1º Distrito Naval; e a ati­va­ção da Capitania Fluvial de Minas Gerais, que, recen­te­men­te, cola­bo­rou com as equi­pes de Defesa Civil no rom­pi­men­to da bar­ra­gem de Brumadinho.

A Passagem de Comando foi pres­ti­gi­a­da pelo Comandante da Marinha, Almirante Ilques; pelos Ex-Comandantes da ins­ti­tui­ção, Almirantes Karam, Mauro Cesar, Guimarães Carvalho e Leal Ferreira; por mem­bros do Almirantado, das demais Forças Armadas e da Sociedade Amigos da Marinha, além de auto­ri­da­des do Executivo, Legislativo e Judiciário. 

Subordinado ao Comando de Operações Navais, o Comando do 1º Distrito Naval con­tri­bui para o cum­pri­men­to das tare­fas da Marinha na área sob sua res­pon­sa­bi­li­da­de, que com­pre­en­de o espa­ço ter­res­tre de Rio de Janeiro, Espírito Santo, par­te de Minas Gerais e a área marí­ti­ma adja­cen­te. As inú­me­ras ati­vi­da­des desen­vol­vi­das vão des­de a garan­tia da segu­ran­ça da vida huma­na no mar até a defe­sa dos inte­res­ses do Brasil em suas águas jurisdicionais.