RUMOS PRÁTICOS 65: CONFIRA OS DESTAQUES NO EDITORIAL
E passamos da metade do número de zonas de praticagem na série de reportagens sobre as ZPs brasileiras e suas particularidades. Dessa vez, visitamos a ZP-20, no Rio Grande do Sul. Nela, o serviço de prático é obrigatório para os navios que demandam o cais público de Porto Alegre e terminais interiores, assim como para os que seguem no sentido inverso, em direção a Rio Grande. Como o leitor verá a seguir, sua característica é única, marcada por longa navegação, canais desafiadores e clima adverso.
Os últimos meses foram intensos de eventos. Acompanhamos o Fórum Latino-americano de Práticos, no Panamá, e o 1° Seminário Planejamento Portuário e o Simpósio Brasileiro de Hidrografia, no Rio de Janeiro – todos estreitamente ligados com a praticagem brasileira.
Também tratamos, em dois textos, de ESG – sigla que vem do inglês environmental (ambiental), social (social) and governance (governança) –, assunto cada vez mais em voga no setor marítimo e portuário. Afinal, estamos cumprindo a nossa parte por um futuro melhor para a humanidade?
Outra reflexão que fazemos na edição é sobre o uso de celular durante as manobras. Reproduzimos duas publicações internacionais que discutem a questão e levantamos que já há casos de acidentes registrados no Brasil.
A coluna Rápido & Prático traz notas relevantes sobre a atividade e a Bombou nas Redes, o melhor da audiência em nossas mídias sociais.
Otavio Fragoso é o editor responsável