RUMOS PRÁTICOS 65: CONFIRA OS DESTAQUES NO EDITORIAL

E pas­sa­mos da meta­de do núme­ro de zonas de pra­ti­ca­gem na série de repor­ta­gens sobre as ZPs bra­si­lei­ras e suas par­ti­cu­la­ri­da­des. Dessa vez, visi­ta­mos a ZP-20, no Rio Grande do Sul. Nela, o ser­vi­ço de prá­ti­co é obri­ga­tó­rio para os navi­os que deman­dam o cais públi­co de Porto Alegre e ter­mi­nais inte­ri­o­res, assim como para os que seguem no sen­ti­do inver­so, em dire­ção a Rio Grande. Como o lei­tor verá a seguir, sua carac­te­rís­ti­ca é úni­ca, mar­ca­da por lon­ga nave­ga­ção, canais desa­fi­a­do­res e cli­ma adverso.

Os últi­mos meses foram inten­sos de even­tos. Acompanhamos o Fórum Latino-ame­ri­ca­no de Práticos, no Panamá, e o 1° Seminário Planejamento Portuário e o Simpósio Brasileiro de Hidrografia, no Rio de Janeiro – todos estrei­ta­men­te liga­dos com a pra­ti­ca­gem brasileira.

Também tra­ta­mos, em dois tex­tos, de ESG – sigla que vem do inglês envi­ron­men­tal (ambi­en­tal), soci­al (soci­al) and gover­nan­ce (gover­nan­ça) –, assun­to cada vez mais em voga no setor marí­ti­mo e por­tuá­rio. Afinal, esta­mos cum­prin­do a nos­sa par­te por um futu­ro melhor para a humanidade?

Outra refle­xão que faze­mos na edi­ção é sobre o uso de celu­lar duran­te as mano­bras. Reproduzimos duas publi­ca­ções inter­na­ci­o­nais que dis­cu­tem a ques­tão e levan­ta­mos que já há casos de aci­den­tes regis­tra­dos no Brasil.

A colu­na Rápido & Prático traz notas rele­van­tes sobre a ati­vi­da­de e a Bombou nas Redes, o melhor da audi­ên­cia em nos­sas mídi­as sociais.

Boa lei­tu­ra!

Otavio Fragoso é o edi­tor responsável