Regata vai home­na­ge­ar Prático-Herói em Recife

No pró­xi­mo dia 11 de maio, será rea­li­za­da, em Recife (PE), a II Regata Prático Nelcy Campos, uma home­na­gem ao pro­fis­si­o­nal da Praticagem que evi­tou uma gran­de tra­gé­dia na cida­de em 1985.

Na madru­ga­da de 12 de maio daque­le ano, explo­diu um dos três tan­ques do petro­lei­ro “Jatobá”, que esta­va atra­ca­do com 1.500 tone­la­das de gás de cozi­nha, a cer­ca de 300 metros do Parque de Tancagem do Brum. O local arma­ze­na­va 153 mil metros cúbi­cos de com­bus­tí­veis. Os bom­bei­ros res­fri­a­ram o tan­que por qua­tro horas, mas não con­se­gui­ram apa­gar as cha­mas e Nelcy Campos foi cha­ma­do às pres­sas para rebo­car o navio para lon­ge do cais.

Na épo­ca, téc­ni­cos esti­ma­ram que, caso o fogo atin­gis­se o Parque do Brum, explo­sões em cadeia des­trui­ri­am cin­co bair­ros num raio de cin­co quilô­me­tros, incluin­do a resi­dên­cia ofi­ci­al do Governador. No coman­do do rebo­ca­dor “Saveiro”, o Prático con­du­ziu a embar­ca­ção a uma dis­tân­cia segu­ra de seis quilô­me­tros da cos­ta, onde as cha­mas ain­da dura­ram 16 horas.

“Nunca me vi em situ­a­ção tão difí­cil e peri­go­sa. Mas pen­sei na popu­la­ção. Mesmo saben­do que pode­ria mor­rer, par­ti para a ope­ra­ção”, decla­rou Nelcy na oca­sião para a impren­sa, que o cha­mou de herói nas reportagens.

No dia 6 de maio, como par­te da pro­gra­ma­ção da rega­ta, o filho do home­na­ge­a­do vai visi­tar alu­nos do Colégio Conviver que fize­ram um estu­do sobre a his­tó­ria. Ele tem o mes­mo nome do pai, que mor­reu em 1990.

– Eu che­guei lá por vol­ta das 4h da manhã, quan­do meu pai já esta­va rebo­can­do o “Jatobá” para alto-mar. Primeiro, ele teve que reti­rar as embar­ca­ções que esta­vam à fren­te e atrás do navio, com iguais tone­la­das de gás. Depois, mano­brou por meio do Canal do Norte, pou­co usa­do, mas que era a úni­ca pos­si­bi­li­da­de de sair com o navio em linha reta. Ninguém tinha dimen­são de tama­nho peri­go – lem­bra Nelcy Campos Filho, que tinha 33 anos.

No dia 10, na aber­tu­ra ofi­ci­al do even­to, o Ex-Governador Roberto Magalhães vai con­tar a sua expe­ri­ên­cia no epi­só­dio. Ele tam­bém foi até o Porto e espe­rou o Prático após o ato de bravura.

– Foi real­men­te um ris­co mui­to gran­de que a cida­de cor­reu, por­que o navio tinha três tan­ques, só um explo­diu e já fez um estra­go enor­me, con­ti­do pelas pare­des do arma­zém. Se os três tives­sem explo­di­do, seria um desas­tre. Isso reve­la a cora­gem de todos que lá esti­ve­ram e faz jus­ti­ça às home­na­gens que o Prático rece­be – des­ta­ca o então Chefe do Executivo.

A II Regata Prático Nelcy Campos está mar­ca­da para as 11h do dia 11 de maio, com lar­ga­da e che­ga­da no Marco Zero de Recife, onde encon­tra-se o bus­to de Nelcy Campos, entre­gue em 2003.

O even­to é uma rea­li­za­ção do Cabanga Iate Clube de Pernambuco e da Flotilha Recifense de Veleiros de Oceano (Frevo), com apoio da Praticagem de Pernambuco. Irão par­ti­ci­par bar­cos de qua­tro clas­ses. A com­pe­ti­ção vale pon­tu­a­ção para o cam­pe­o­na­to da Frevo.

– Será um even­to mui­to boni­to, de inte­ra­ção com o públi­co pró­xi­mo da praia, que, em dado momen­to, vai poder apre­ci­ar os bar­cos com velas colo­ri­das – diz o Capitão da Frevo, Álvaro da Fonte.