Prático Carlos Weber (MA) se despede da ativa homenageado pela Marinha do Brasil

A Autoridade Marítima bra­si­lei­ra ren­deu home­na­gem ao capi­tão de lon­go cur­so (CLC) e prá­ti­co Carlos Weber, que se des­pe­diu, em 14 de mar­ço, da ati­vi­da­de da pra­ti­ca­gem, após impor­tan­tes ser­vi­ços prestados.

O even­to para este reco­nhe­ci­men­to foi no últi­mo dia 21, quan­do o coman­dan­te do 4º Distrito Naval, almi­ran­te Edervaldo, lhe entre­gou a panó­plia da Capitania dos Portos do Maranhão.

A cerimô­nia foi pres­ti­gi­a­da pelo capi­tão dos Portos do esta­do, coman­dan­te Dutra, por uma comi­ti­va de ofi­ci­ais, ami­gos e pela dire­to­ria da Associação dos Práticos do Estado do Maranhão (APEM), onde ele atu­a­va, na Zona de Praticagem de Itaqui, Alumar e Ponta da Madeira (ZP-04).

Carlos Weber ini­ci­ou a car­rei­ra na Marinha Mercante em 1968, che­gan­do a capi­tão de lon­go cur­so e con­ta­bi­li­zan­do mais de 10.200 dias de mar. Em 1984, foi apro­va­do em pri­mei­ro lugar no con­cur­so para pra­ti­can­te de prá­ti­co, ten­do rea­li­za­do mais de qua­tro mil mano­bras com navios.

– Tenho mui­to orgu­lho de ter con­tri­buí­do para o cres­ci­men­to con­tí­nuo da área por­tuá­ria de São Luís, obser­van­do sem­pre o lema da pra­ti­ca­gem: segu­ran­ça e pro­du­ti­vi­da­de. Outro gran­de pri­vi­lé­gio foi fazer par­te de um gru­po tão sele­to de pro­fis­si­o­nais que com­põem a Praticagem do Maranhão. São pes­so­as de ele­va­dos gaba­ri­tos téc­ni­cos e moral – des­ta­ca Weber.

O pre­si­den­te da APEM, Josivaldo Freire Reis, resu­me a con­tri­bui­ção do cole­ga ao lon­go da profissão:

– A sua valo­ro­sa e abne­ga­da atu­a­ção a bor­do evi­tou incal­cu­lá­veis pre­juí­zos, seja à sal­va­guar­da da vida huma­na, à segu­ran­ça da nave­ga­ção na Baía de São Marcos, à fun­da­men­tal ati­vi­da­de econô­mi­ca dos ter­mi­nais e, espe­ci­al­men­te, ao bem-estar da popu­la­ção mara­nhen­se, uma vez que foram impe­di­dos desas­tres ambi­en­tais de gran­des pro­por­ções. Não se pode dei­xar de men­ci­o­nar tam­bém a imen­sa con­tri­bui­ção do prá­ti­co Weber na qua­li­fi­ca­ção de inú­me­ras tur­mas de prá­ti­cos que hoje atu­am na ZP-04. Todos nós apren­de­mos algo relevante.

O Conselho Nacional de Praticagem pres­ta, com orgu­lho, a sua home­na­gem a Weber, que hon­rou a pro­fis­são e a tan­tos prá­ti­cos teve opor­tu­ni­da­de de ensi­nar com sua impor­tan­te experiência.

Foto:CCSM