Grandes velei­ros esta­rão no Rio em mais um even­to com apoio da pra­ti­ca­gem à men­ta­li­da­de marítima

A Praticagem do Brasil apoia a divul­ga­ção e o for­ta­le­ci­men­to da men­ta­li­da­de marí­ti­ma no país, além do seu foco na defe­sa ins­ti­tu­ci­o­nal da ati­vi­da­de, em trei­na­men­tos e tro­ca de expe­ri­ên­ci­as. E, nes­ta últi­ma sema­na de mar­ço, dá mais uma pro­va de seu estí­mu­lo ao patro­ci­nar a “VI Conferência dos Grandes Veleiros Rio 2018”, even­to con­ju­ga­do à eta­pa bra­si­lei­ra do “Velas Latinoamérica 2018”, ambos no Porto do Rio de Janeiro.

Na segun­da-fei­ra (26/3), às 19h30m, no Museu do Amanhã, o Comandante da Marinha, Almirante Leal Ferreira, abre o “Velas Latinoamérica 2018”, que reu­ni­rá seis navi­os velei­ros estran­gei­ros e o bra­si­lei­ro “Cisne Branco”, aber­tos à visi­ta­ção entre os arma­zéns 1 e 7 do cais do Píer Mauá. Na che­ga­da das embar­ca­ções ao Rio, no domin­go (25/3), será rea­li­za­do um Desfile Naval com os navi­os pas­san­do em fren­te às prai­as da Barra da Tijuca e de São Conrado, Leblon, Ipanema e Copacabana.

O obje­ti­vo é refor­çar os laços de ami­za­de entre os paí­ses da América Latina. Depois, eles nave­ga­rão pelos mares da América do Sul e do Caribe, onde farão visi­tas em por­tos e cida­des de Argentina, Chile, Colômbia, Curaçao, Equador, México, Panamá, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. No dia 1º de abril, os navi­os par­tem com des­ti­no a Montevidéu, repe­tin­do o Desfile Naval.

Já na ter­ça e na quar­ta-fei­ra (27 e 28/3), por oca­sião da recep­ção aos navi­os estran­gei­ros, acon­te­cem, no Museu do Amanhã, as pales­tras do semi­ná­rio “Abertura dos Portos para Navios-Escola”, que fecha a “VI Conferência dos Grandes Veleiros Rio 2018” com a pre­mi­a­ção da Grand Regatta 2018.

Organizada pela Academia Brasileira da Vela Educativa (Abravela) e aber­ta a tri­pu­la­ções e estu­dan­tes, a sex­ta edi­ção da con­fe­rên­cia come­çou no iní­cio do mês, com trei­na­men­tos embar­ca­dos e teó­ri­cos, expo­si­ção, exa­mes de habi­li­ta­ção náu­ti­ca e a Grand Regatta (no domin­go, 25/3).

A pro­gra­ma­ção com­ple­ta do semi­ná­rio e da con­fe­rên­cia está em: http://www.abravela.org/confer-ncia-anual.html

O públi­co pode­rá visi­tar gra­tui­ta­men­te os gran­des velei­ros de segun­da a sex­ta-fei­ra (30/3), das 13h às 17h30m, e sába­do (31/3), até as 18h30m. Confira os velei­ros dos paí­ses par­ti­ci­pan­tes: https://www.marinha.mil.br/content/velas-latinoamerica-2018