Praticagem do Ceará res­ga­ta mulher de bar­co pes­quei­ro avariado

No últi­mo domin­go, 19 de maio, a Praticagem do Ceará res­ga­tou uma mulher de um bar­co pes­quei­ro que esta­va fun­de­a­do há três dias com o mas­tro prin­ci­pal par­ti­do, a cin­co milhas a sudes­te do Porto do Pecém, pró­xi­mo ao hotel Vila Galé.

A ação foi em res­pos­ta a um cha­ma­do de auxí­lio da Capitania dos Portos ao cen­tro de ope­ra­ções da Praticagem, que envi­ou a lan­cha Flexeiras para o resgate.

Havia outros três tri­pu­lan­tes no bar­co, mas eles pre­fe­ri­ram per­ma­ne­cer na embar­ca­ção e aguar­dar rebo­que até a Barra do Ceará. Por isso, somen­te a mulher retor­nou com a lan­cha ao Porto do Pecém, local com­bi­na­do com a Capitania. Vinte litros de água potá­vel e bis­coi­tos foram dei­xa­dos com os que deci­di­ram ficar.

A Praticagem do Ceará atua na segu­ran­ça da nave­ga­ção, na sal­va­guar­da da vida huma­na e na pro­te­ção do meio ambi­en­te na área de abran­gên­cia da Zona de Praticagem 05, que inclui os navi­os que deman­dam os por­tos do Mucuripe (Fortaleza) e Pecém.

Em todo o Brasil, enti­da­des de Praticagem cum­prem esse dever legal de coo­pe­rar com a Autoridade Marítima em fai­nas de assis­tên­cia e sal­va­men­to marítimo.