Praticagem de Pernambuco apoia afun­da­men­to de embar­ca­ções para pes­qui­sa e turismo

Duas embar­ca­ções de pes­qui­sa – sem uso e dete­ri­o­ra­das – foram afun­da­das em ope­ra­ção con­du­zi­da por auto­ri­da­des com apoio da Praticagem de Pernambuco. A ação, no dia 16 de setem­bro, foi a melhor opção pen­san­do-se na con­ser­va­ção ambi­en­tal, na con­ti­nui­da­de de pes­qui­sas e no turismo.

Empregados por déca­das como veí­cu­los da ciên­cia bra­si­lei­ra, os navi­os Riobaldo e Natureza esta­vam, des­de 2006, no píer do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste (Cepene) e foram afun­da­dos com uso de explo­si­vos pela Polícia Federal, a cer­ca de sete quilô­me­tros da cos­ta e a uma pro­fun­di­da­de de 27 metros. As embar­ca­ções fica­ram a 40 metros uma da outra.

A ini­ci­a­ti­va con­jun­ta envol­veu a Marinha do Brasil, o Ministério do Meio Ambiente, o ICMBio, o Ibama, a Embratur e o Departamento de Oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco.

A área esco­lhi­da para os nau­frá­gi­os apre­sen­ta bai­xa den­si­da­de de vida e vai per­mi­tir a con­so­li­da­ção de arre­ci­fes arti­fi­ci­ais, atrain­do diver­sas espé­ci­es mari­nhas para o local; favo­re­cen­do, assim, o acom­pa­nha­men­to do fenô­me­no por pes­qui­sa­do­res e o fomen­to ao turis­mo rela­ci­o­na­do às ati­vi­da­des de mergulho.

A Praticagem de Pernambuco dis­po­ni­bi­li­zou a Lancha de Prático empre­ga­da para trans­bor­do das equi­pes e asses­so­ria téc­ni­ca na fai­na de rebo­que. Além dis­so, con­tri­buiu com o pla­ne­ja­men­to que levou ao suces­so da ope­ra­ção, ampli­an­do o núme­ro de navi­os afun­da­dos no Programa Nacional de Recifes Artificiais.

O cha­ma­do par­que dos nau­frá­gi­os arti­fi­ci­ais de Pernambuco con­ta ago­ra com 14 navi­os. No futu­ro, está pre­vis­ta uma expo­si­ção no Cepene com as peças das duas embarcações.