Conapra apoia lan­ça­men­to do mais com­ple­to glos­sá­rio da Marinha Mercante

Na últi­ma quar­ta-fei­ra (4/9), foi lan­ça­do, no Museu Naval, no Rio de Janeiro, o Glossário de Termos e Expressões da Marinha Mercante – Inglês/Português, de auto­ria do Capitão de Longo Curso Alberto Pereira de Aquino. Com duas mil pági­nas em três volu­mes, o mate­ri­al é resul­ta­do de um tra­ba­lho de 50 anos do Comandante e será de extre­ma uti­li­da­de a cole­gas mari­nhei­ros, estu­dan­tes, pes­qui­sa­do­res, tra­du­to­res e civis inte­res­sa­dos pelo assunto.

O glos­sá­rio reú­ne ter­mos téc­ni­cos, expres­sões e siglas em inglês ado­ta­dos na Marinha Mercante, mui­to úteis a bor­do e nos tra­ba­lhos do autor como téc­ni­co e pro­fes­sor. Comandante Aquino foi segun­do pilo­to, pri­mei­ro pilo­to e ime­di­a­to em 12 navi­os da anti­ga Frota Nacional de Petroleiros (Fronape), hoje Transpetro. Depois, pres­tou asses­so­ria para gran­des empre­sas do setor e pas­sou a dar aulas, con­tri­buin­do, inclu­si­ve, na implan­ta­ção do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga), onde foi instrutor.

“Não é todo homem que tem a visão e o espí­ri­to públi­co de reu­nir e com­par­ti­lhar com a comu­ni­da­de essa quan­ti­da­de de ter­mos téc­ni­cos em inglês de gran­de valia a quem estu­da, pes­qui­sa ou tra­ba­lha no setor”, escre­veu, no pre­fá­cio, o Diretor-Presidente do Conselho Nacional de Praticagem (Conapra), Prático Gustavo Henrique Alves Martins.

Muito emo­ci­o­na­do pela rea­li­za­ção de um sonho, Comandante Aquino agra­de­ceu o apoio do Conapra à publicação:

– Sem o Conapra, todo este acer­vo seria rele­ga­do a uma pra­te­lei­ra. Eu regis­tra­va tudo em fichas, depois pas­sei para o com­pu­ta­dor na déca­da de 90. Fui sem­pre acres­cen­tan­do ter­mos novos. Mas tudo isso fica­ria inú­til sem o des­fe­cho des­se trabalho.

Para o Diretor de Portos e Costas da Marinha do Brasil, Almirante Roberto, o autor dei­xa um lega­do para as pró­xi­mas gerações:

– Ter refe­ren­ci­al e locais de pes­qui­sa é mui­to impor­tan­te. O livro mate­ri­a­li­za em três volu­mes todo esse conhe­ci­men­to que ele adqui­riu nes­se perío­do. Foi um tra­ba­lho mui­to gran­de, dig­no de nos­sos aplau­sos e da nos­sa satisfação.

O Juiz-Presidente do Tribunal Marítimo, Almirante Lima Filho, tam­bém pres­ti­gi­ou o even­to e res­sal­tou que a comu­ni­da­de marí­ti­ma care­cia de um docu­men­to que con­cen­tras­se todos os ter­mos usa­dos nas ati­vi­da­des mari­nhei­ras, em por­tu­guês e inglês:

– Não tínha­mos uma obra des­sa mag­ni­tu­de no Brasil. Foi uma ini­ci­a­ti­va sen­sa­ci­o­nal. A obra pode ser uti­li­za­da nas esco­las de for­ma­ção, nos navi­os e até por outras empre­sas liga­das às ati­vi­da­des marítimas.

Comandante do Ciaga, que abri­ga a Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), Almirante Viamonte lem­brou que os dici­o­ná­ri­os téc­ni­cos exis­ten­tes não são tão com­ple­tos e que o novo glos­sá­rio cer­ta­men­te será refe­rên­cia para os alunos:

– Na Marinha Mercante, todos os manu­ais são em inglês e exis­tem dici­o­ná­ri­os téc­ni­cos para cada área. Já esse con­teú­do reú­ne todos os ter­mos do navio como um todo. É impor­tan­te ter uma refe­rên­cia de fácil acesso.

O Diretor de Transporte Marítimo da Transpetro, Rogério Figueiró, des­ta­cou que “a aspi­ra­ção que o Brasil tem de se tor­nar um país marí­ti­mo con­ti­nua depen­den­do de tra­ba­lhos qua­se heroi­cos de pou­cos como Comandante Aquino e Comandante Alvaro (Presidente do Centro dos Capitães da Marinha Mercante)”:

– Geograficamente somos um país marí­ti­mo, mas, quan­do olha­mos nos­sa Marinha Mercante, os navi­os bra­si­lei­ros e a cul­tu­ra marí­ti­ma, ain­da fal­ta mui­to. Então, essa ini­ci­a­ti­va tem uma impor­tân­cia tre­men­da. Que sir­va para atrair outras coi­sas, que aumen­te o nos­so conhe­ci­men­to marí­ti­mo e a nos­sa tra­di­ção marí­ti­ma, por­que exis­te um espa­ço gran­de para ocu­par e dizer que, de fato, temos uma Marinha Mercante e somos um país marí­ti­mo. Trabalhos como esse são mais um tijo­li­nho para cons­truir essa cul­tu­ra no Brasil.

Citado por Figueiró, Comandante Alvaro agra­de­ceu o supor­te do Conapra a publi­ca­ções des­se tipo:

– O Conselho Nacional de Praticagem faz um tra­ba­lho mui­to impor­tan­te em ter­mos de cul­tu­ra mari­nhei­ra, auxi­li­an­do vári­os órgãos de Marinha Mercante na medi­da de sua capa­ci­da­de de apoi­ar a edi­ção de livros para o desen­vol­vi­men­to da nos­sa cul­tu­ra do mar.

Estiveram pre­sen­tes ain­da na sole­ni­da­de fami­li­a­res, ami­gos, ofi­ci­ais da Marinha do Brasil e o Presidente da Sociedade dos Amigos da Marinha do Estado do Rio, Jose Antonio de Souza Batista.

O Glossário de Termos e Expressões da Marinha Mercante esta­rá dis­po­ní­vel para con­sul­ta em espa­ços como Biblioteca Nacional, DPC, Ciaga, Museu Naval, Tribunal Marítimo e Conapra.