Praticagem da Bahia sal­va dois velejadores

Cumprindo o seu dever legal de auxi­li­ar em ações de bus­ca e sal­va­men­to, a pra­ti­ca­gem do Brasil con­tri­buiu com mais um res­ga­te, des­sa vez na Bahia, no últi­mo dia 2 de fevereiro.
Por vol­ta das 18h daque­la data, o prá­ti­co de Fortaleza- CE Feijó, tra­di­ci­o­nal vele­ja­dor, sou­be que cin­co embar­ca­ções do tipo Hobie Cat havi­am vira­do na Baía de Todos-os-Santos, rumo a Itaparica, com dois tri­pu­lan­tes cada. Imediatamente ele aci­o­nou a pra­ti­ca­gem local que repas­sou as infor­ma­ções à Capitania dos Portos, ini­ci­an­do-se as bus­cas com o apoio da lan­cha de praticagem.
Às 20h30m, quan­do a mai­o­ria dos vele­ja­do­res já havia sido res­ga­ta­da, o prá­ti­co Felipe Perrotta embar­cou para mano­brar o navio Diego Garcia e ouviu um som de apito.
Sabendo que havia uma situ­a­ção de bus­ca e res­ga­te em anda­men­to, o prá­ti­co ori­en­tou a lan­cha de pra­ti­ca­gem para reto­mar a pro­cu­ra nas pro­xi­mi­da­des do Ponto de Espera de Prático (PEP), situ­a­do no tra­vés do Solar do Unhão. Os dois tri­pu­lan­tes foram encon­tra­dos a cer­ca de uma milha ao sul do PEP.
– A maré esta­va vazan­do for­te e nos­sa pre­o­cu­pa­ção era que o pes­so­al fos­se leva­do para o mar aber­to, fora da baía. Felizmente todos foram acha­dos – con­tou o geren­te da pra­ti­ca­gem, Ricardo Blanquet. – Estamos sem­pre aten­tos às comu­ni­ca­ções para cola­bo­rar com o repre­sen­tan­te da Autoridade Marítima em ações de sal­va­guar­da da vida huma­na no mar – completou.