Praticagem cola­bo­ra com res­ga­te de náu­fra­gos no Rio Amazonas

No dia 22 de setem­bro, Práticos e Tripulação da Manaus Pilots – uma das enti­da­des que atu­am na Zona de Praticagem 02 (de Itacoatiara a Tabatinga) – aju­da­ram no sal­va­men­to de cin­co náu­fra­gos no Rio Amazonas.

Por vol­ta das 8h50m, a bor­do do navio MV MONTE SARMIENTO com des­ti­no a Itacoatiara, Práticos e Comandante da embar­ca­ção avis­ta­ram pes­so­as ten­tan­do se man­ter flu­tu­an­do sobre um bote de alu­mí­nio embor­ca­do, nas pro­xi­mi­da­des dos faro­le­tes Jacaré e Moronas, local onde exis­tem pedras e ban­cos de areia.

Imediatamente, o Comandante parou a máqui­na do navio e, minu­tos depois, o Prático Tavares ini­ci­ou uma cha­ma­da geral de emer­gên­cia, soli­ci­tan­do apoio das embar­ca­ções pró­xi­mas. Ao mes­mo tem­po, ele aci­o­nou uma lan­cha pelo cen­tro de ope­ra­ções da Praticagem em Manaus.

Por vol­ta das 9h15m, che­ga­ram ao local do aci­den­te um com­boio for­ma­do por empur­ra­dor e a bal­sa CONFIANÇA VI, que bai­xa­va o rio e aten­deu ao cha­ma­do, e logo em segui­da a lan­cha MP‑1 da Praticagem.

O com­boio fez a cha­ma­da “som­bra”, pro­te­gen­do os náu­fra­gos dos for­tes ven­tos que pre­do­mi­na­vam naque­le momen­to, até que a MP‑1 se apro­xi­mas­se para o sal­va­men­to de qua­tro homens e uma mulher que apre­sen­ta­va um feri­men­to na mão.

Às 10h14m, a Tripulação da MP‑1 trans­fe­riu os náu­fra­gos para uma lan­cha da Capitania dos Portos. Foi infor­ma­do que a mulher seria trans­fe­ri­da para uma uni­da­de médi­ca do Samu, posi­ci­o­na­da no Ceasa. Já os homens seri­am enca­mi­nha­dos para seus locais de ori­gem, na cos­ta da Terra Nova.

Após o tér­mi­no da ocor­rên­cia, o MV MONTE SARMIENTO seguiu nave­ga­ção com a dupla de Práticos Tavares e Leandro a bordo.