O navio Cape Artemisio, do arma­dor Hapag-Lloyd, desa­tra­cou no dia 18 des­te mês no Sepetiba Tecon (Terminal Portuário de Contêineres de Itaguaí). Na oca­sião, o navio trou­xe com ele um recor­de: o por­ta con­têi­ner com o mai­or cala­do a ope­rar no Brasil – 15,20m. A ope­ra­ção só foi pos­sí­vel gra­ças ao cala­do máxi­mo de 15,40m que o ter­mi­nal pos­sui para entra­da e saí­da de navi­os, o mai­or da cos­ta les­te da América do Sul.

– A Praticagem rea­li­zou a mano­bra de saí­da do navio com segu­ran­ça e com­pro­vou a exce­len­te exper­ti­se e conhe­ci­men­to do aces­so marí­ti­mo. Trata-se de um impor­tan­te mar­co na nave­ga­ção bra­si­lei­ra – ava­li­ou Marcos Oberlaender Cunha, pre­si­den­te do Sindopita (Sindicato dos Operadores Portuários de Itaguaí) e geren­te de Desenvolvimento Portuário e Marítimo do SEPETIBA TECON.

Construído em 2017, o navio – com ban­dei­ra de Malta- tem 330m de com­pri­men­to e 48,33m de lar­gu­ra. Ele dei­xou o ter­mi­nal, com des­ti­no a Ásia, com mais de 5.000 con­têi­ne­res a bordo.

Fonte: Praticagem do Rio