Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha presta homenagem ao Conapra

O Conselho Nacional de Praticagem rece­beu, na quin­ta-fei­ra (7/12), a Medalha Colaborador Emérito da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha, em reco­nhe­ci­men­to ao apoio no cum­pri­men­to da mis­são da DPHDM, res­pon­sá­vel por pre­ser­var e divul­gar o patrimô­nio his­tó­ri­co e cul­tu­ral da ins­ti­tui­ção. O dire­tor-pre­si­den­te do Conapra, prá­ti­co Gustavo Martins, foi repre­sen­ta­do pelo secre­tá­rio exe­cu­ti­vo Arionor Souza. A sole­ni­da­de acon­te­ceu no Museu Naval, sede da diretoria.

Empresas tam­bém foram agra­ci­a­das com a meda­lha. Já o enge­nhei­ro René Vogt rece­beu a Medalha Revista Marítima Brasileira, pela sua con­tri­bui­ção à publi­ca­ção marí­ti­ma mais anti­ga do mundo.

Foram home­na­ge­a­dos ain­da fami­li­a­res de notá­veis almi­ran­tes que, no pas­sa­do, pres­ta­ram rele­van­te ser­vi­ço ao país, entre eles almi­ran­tes de esqua­dra Geraldo Azevedo Henning e Sylvio de Magalhães Figueiredo; vice-almi­ran­tes Floriano Peixoto Faria Lima, Ernesto de Mourão Sá, Roberto Ferreira Teixeira de Freitas, Pedro Max Fernando de Frontin e (médi­co) Mário de Almeida Telles; con­tra-almi­ran­tes José Francisco Pereira das Neves, Álvaro Ferreira Guimarães e Paulo Guilherme Brandão Padilha; além do almi­ran­te Francisco Pereira Pinto (o Barão de Ivinheima).

O vice-almi­ran­te José Carlos Mathias, dire­tor da DPHDM, apro­vei­tou para fazer um balan­ço das ati­vi­da­des de 2017, quan­do foram rece­bi­dos qua­se 216 mil visi­tan­tes, sen­do 12.851 no pró­prio Museu Naval e 27.833 na Ilha Fiscal. O almi­ran­te de esqua­dra Liseo Zampronio, secre­tá­rio-geral da Marinha, fez o encer­ra­men­to do ano cultural.