Já está no ar a 52ª edi­ção da revis­ta Rumos Práticos. Confira

A edi­ção nº 52 da revis­ta Rumos Práticos traz um arti­go com os pri­mei­ros resul­ta­dos do con­vê­nio do Conselho Nacional de Praticagem com o Laboratório de Análise, Avaliação e Gerenciamento de Risco da USP. Os pes­qui­sa­do­res da uni­ver­si­da­de quan­ti­fi­ca­ram a pro­ba­bi­li­da­de de erro huma­no em cená­ri­os com e sem Praticagem a bor­do, em con­di­ções ambi­en­tais dis­tin­tas, de dia e à noite.

E no ano em que o tema do Dia Marítimo Mundial é o Empoderamento das Mulheres na Comunidade Marítima, outro des­ta­que é a entre­vis­ta com a mili­tar bra­si­lei­ra que rece­beu o prê­mio de igual­da­de de gêne­ro da ONU, pelo tra­ba­lho desen­vol­vi­do em uma mis­são de paz.

A revis­ta tam­bém traz uma repor­ta­gem sobre a moder­na esta­ção da Praticagem da Bahia, recém-inau­gu­ra­da, e pres­ta um reco­nhe­ci­men­to a Práticos que fazem e fize­ram his­tó­ria. Entre eles, estão o Dragão do Mar, Prático abo­li­ci­o­nis­ta nas­ci­do há 180 anos; o Prático herói de Recife, que sal­vou a cida­de de um gran­de desas­tre em 1985; e os cin­co Práticos de Paranaguá que com­ple­ta­ram meio sécu­lo de atividade.

Boa lei­tu­ra!

Link para revis­ta Rumos Práticos

Foto: David Mark by Pixabay