Diretor do Conapra é ree­lei­to vice-pre­si­den­te da Associação Internacional de Práticos

O Prático Ricardo Falcão, que atua na ZP-01– Estado do Amapá, a mai­or zona de pra­ti­ca­gem do mun­do, foi ree­lei­to para man­da­to de qua­tro anos como vice-pre­si­den­te da Associação Internacional de Práticos Marítimos (IMPA).

A elei­ção ocor­reu na últi­ma segun­da-fei­ra (23/4), no 24° con­gres­so da enti­da­de, em Dakar (Senegal). Simon Pelletier (Canadá) tam­bém se man­te­ve como pre­si­den­te. Já o vice-pre­si­den­te exe­cu­ti­vo será Jean-Philippe Casanova (França). Completam a dire­to­ria: John Pearn (Reino Unido), Jason Choi (Coreia), Oumar Dramé (África do Sul) e Alvaro Moreno (Panamá).

A IMPA, à qual o Conapra é fili­a­do, reú­ne asso­ci­a­ções de pra­ti­ca­gem do mun­do inteiro.O obje­ti­vo é tro­car expe­ri­ên­ci­as, bus­car solu­ções para pro­ble­mas comuns e repre­sen­tar os prá­ti­cos na comu­ni­da­de marí­ti­ma mun­di­al, espe­ci­al­men­te na Organização Marítima Internacional (IMO), que regu­la­men­ta os pro­ce­di­men­tos no mar.

A prin­ci­pal pre­o­cu­pa­ção da IMPA é com a segu­ran­ça do prá­ti­co no embar­que e desem­bar­que nas embar­ca­ções, além de mano­bras segu­ras, que sal­va­guar­dam vidas e pre­te­gem o meio ambi­en­te hídri­co. Por isso, anu­al­men­te a asso­ci­a­ção pro­mo­ve uma cam­pa­nha sobre embar­que de prá­ti­co nos navi­os e dis­cu­te diver­sos temas sobre segu­ran­ça. Este ano, o Conapra refor­çou este esfor­ço ao lan­çar um vídeo sobre os equi­pa­men­tos e os cui­da­dos nas ope­ra­ções de trans­fe­rên­cia de prá­ti­cos. O mate­ri­al já foi com­par­ti­lha­do com cole­gas estran­gei­ros em três idiomas.