Com apoio da Praticagem, con­cur­so sobre a Amazônia Azul ganha mais uma categoria

Foi lan­ça­do, no Salão Histórico do 1º Distrito Naval, no Rio de Janeiro, o 2º Concurso de Redações sobre a Amazônia Azul, uma rea­li­za­ção da Sociedade dos Amigos da Marinha do Estado do Rio de Janeiro com apoio do Conselho Nacional de Praticagem e da Marinha.

Além da Praticagem do Brasil, esti­ve­ram pre­sen­tes no even­to o Diretor de Portos e Costas da Marinha, Almirante Roberto, o Comandante do 1º Distrito Naval, Almirante Rocha, e o Presidente da Soamar-Rio, Jose Antonio de Souza Batista.

As ins­cri­ções já estão aber­tas e vão até 30 de julho, ou caso atin­jam o núme­ro de cin­co mil reda­ções por cate­go­ria. Este ano, além das cate­go­ri­as Geral e Universitária, foi cri­a­da a do Ensino Fundamental. E há temas espe­cí­fi­cos para cada uma: Economia Azul (Geral); O pro­gra­ma nucle­ar bra­si­lei­ro e a Amazônia Azul (Universitária); e Um sonho na Amazônia Azul (Ensino Fundamental).

Serão dis­tri­buí­dos prê­mi­os em dinhei­ro, tablets e pas­sa­por­tes de um ano para o AquaRio, de acor­do com a colo­ca­ção até o déci­mo lugar. O obje­ti­vo da ini­ci­a­ti­va é dar conhe­ci­men­to ao ter­mo Amazônia Azul e desen­vol­ver uma men­ta­li­da­de marí­ti­ma na sociedade.

Analogia à rique­za de recur­sos da flo­res­ta amazô­ni­ca, o ter­mo Amazônia Azul é uma mar­ca regis­tra­da e foi ado­ta­do pela Marinha com o intui­to de aler­tar para a impor­tân­cia polí­ti­ca, estra­té­gi­ca e econô­mi­ca das águas juris­di­ci­o­nais brasileiras.

O Brasil con­ta com uma área oceâ­ni­ca de cer­ca de 4,5 milhões de quilô­me­tros qua­dra­dos que equi­va­le a 52% do seu ter­ri­tó­rio con­ti­nen­tal. Nela, além da vas­ta bio­di­ver­si­da­de, estão a gran­de mai­o­ria das reser­vas de petró­leo e gás natu­ral do país; e cir­cu­lam navi­os res­pon­sá­veis por mais de 90% do comér­cio exte­ri­or bra­si­lei­ro. Em 16 de novem­bro, cele­bra-se o Dia Nacional da Amazônia Azul, ins­ti­tuí­do, em 2015, por lei da Presidência da República.

A Praticagem do Brasil é uma ali­a­da da Marinha na pro­te­ção ambi­en­tal da Amazônia Azul, evi­tan­do aci­den­tes em águas que apre­sen­tam con­di­ções que difi­cul­tam a livre e segu­ra movi­men­ta­ção das embarcações.

Veja como foi a pri­mei­ra edi­ção do concurso.