Conselho da Autoridade Portuária de Suape assiste à palestra do Conapra

Qual a pers­pec­ti­va da Praticagem sobre as ope­ra­ções rea­li­za­das no Porto de Suape (PE) ten­do em vis­ta o aumen­to do tama­nho das embar­ca­ções? Este foi o tema da 39ª Reunião do Conselho da Autoridade Portuária (CAP) de Suape, que acon­te­ceu na sex­ta-fei­ra (20/04), no pré­dio da Autoridade Portuária, no porto.

O dire­tor-pre­si­den­te do Conapra, prá­ti­co Gustavo Martins, abriu o encon­tro com uma pales­tra sobre as ati­vi­da­des dos prá­ti­cos em todo o Brasil. A reu­nião con­tou tam­bém com a par­ti­ci­pa­ção da Praticagem de Pernambuco, res­pon­sá­vel pelas mano­bras naque­la Zona de Praticagem (ZP-09).

O pre­si­den­te da Praticagem local, Alexander Krueger, expôs a evo­lu­ção dos mode­los dos navi­os e os desa­fi­os ine­ren­tes. Foram apre­sen­ta­dos ain­da aos con­se­lhei­ros os inves­ti­men­tos da Praticagem para garan­tir mano­bras cada vez mais seguras.

Distante 40 quilô­me­tros do Recife, o Complexo Industrial Portuário de Suape com­ple­ta 40 anos, em novem­bro. No ano pas­sa­do, o por­to regis­trou a mai­or movi­men­ta­ção de sua his­tó­ria, com 23,6 milhões de tone­la­das, aumen­to de 4%. Todas as car­gas prin­ci­pais tive­ram cres­ci­men­to. Foi o por­to públi­co com a mai­or movi­men­ta­ção de cabo­ta­gem do país e man­te­ve a lide­ran­ça naci­o­nal de gra­néis líquidos.

Os dados só cor­ro­bo­ram os desa­fi­os da segu­ran­ça da nave­ga­ção na região, sen­do o prá­ti­co o melhor espe­ci­a­lis­ta no assun­to nas águas onde ope­ra. Por isso, a impor­tân­cia de sem­pre ser ouvi­do nos fóruns pertinentes.

O Conselho da Autoridade Portuária é um órgão con­sul­ti­vo da admi­nis­tra­ção do por­to, ins­ti­tuí­do em todos os por­tos orga­ni­za­dos, por for­ça de lei. Reúne-se regu­lar­men­te para suge­rir polí­ti­cas ao por­to e é com­pos­to por mem­bros titu­la­res e suplen­tes de três gru­pos: poder públi­co, empre­sá­ri­os e tra­ba­lha­do­res portuários.

Estiveram pre­sen­tes na reu­nião: o vice-pre­si­den­te de Suape, Marcelo Bruto; o pre­si­den­te do CAP, Eduardo Nina; e os dire­to­res do Porto, Paulo Coimbra e Jaime Alheiros.