Praticagem e Marinha unem esforços para aumento de calado no Rio Amazonas
Responsável pela maior Zona de Praticagem no mundo, que se estende por 1.300 milhas náuticas no Amapá, Pará e Amazonas, a Praticagem da Bacia Amazônica Oriental realizou a primeira passagem de navio mercante com calado de 11,70 metros pela Barra Norte, no Rio Amazonas. O evento aconteceu no dia 22 de setembro e consolida os esforços conjuntos com a Marinha do Brasil no projeto que visa o aumento de calado com precisão e segurança.
Por meio de análises dinâmicas, espera-se obter calados superiores a 12 metros na maior parte do ano. Consequentemente, o projeto aumenta as possibilidades de desenvolvimento, geração de emprego e renda na região, propiciando preços competitivos no mercado internacional, com a expectativa de implantação de novos terminais e o natural crescimento do escoamento da produção do Arco Norte.
Os esforços para o aumento de calado foram iniciados pela Praticagem a partir de 2016, com investimentos em sondagens, aquisição de um marégrafo e a sua instalação em Ponta do Céu. O equipamento permite a leitura ininterrupta das amplitudes de maré e os dados ficam disponíveis para todos usuários e a Marinha do Brasil.
Este ano, foram apresentados estudos ao comandante do 4º Distrito Naval, Almirante Edervaldo, que prontamente disponibilizou a equipe do Centro de Hidrografia e Navegação do Norte (CHN‑4) para o planejamento das próximas fases que irão possibilitar as análises para o conhecimento do calado de navegação.
Simultaneamente, novos esforços estão sendo realizados para a definição da amplitude de maré. A Praticagem está investindo na contratação de técnicos e embarcações e, com o apoio e acompanhamento da Marinha, inicia o levantamento de dados nos próximos 40 dias. Já o Comando do 4º Distrito Naval se prepara para iniciar a sondagem da região, consolidando as informações necessárias para viabilizar o maior calado que possa ser recomendado pela Autoridade Marítima.
O presidente da Unipilot, Linésio Junior, representante da Praticagem local, lembra que a Praticagem, ao longo de sua história, sempre desempenhou papel importante e essencial no desenvolvimento da navegação:
– Isso ocorre desde os tempos remotos, em que as manobras contavam basicamente com a expertise dos antigos práticos, que, sem dispor de recursos tecnológicos, ofereciam seus conhecimentos e habilidades para permitir a navegação e as manobras em terminais incipientes, e sem rebocadores. Desde sempre, a Praticagem tem sido determinante. Investindo recursos próprios, realiza frequentes sondagens para manutenção e descobertas de alternativas às adversidades da navegação do leito instável do rio, além de treinamento dos práticos e colaboradores, aquisição de equipamentos, guarnecimento dos serviços permanentes de acompanhamento dos navios e assessoramento contínuo à Autoridade Marítima.