Fórum Latino-Americano de Práticos vai para 10ª edi­ção com resul­ta­dos concretos

O X Fórum Latino-Americano de Práticos será rea­li­za­do este ano em Montevidéu, no Uruguai, de 29 de setem­bro a 4 de outubro.

Criado em 2004, duran­te o XVII Congresso da Associação Internacional de Práticos Marítimos (IMPA), em Istambul, o even­to ocor­re a cada dois anos e tem alcan­ça­do o obje­ti­vo de aumen­tar a tro­ca de infor­ma­ções e expe­ri­ên­ci­as entre as Praticagens de cada país, em prol da segu­ran­ça da nave­ga­ção. Integram o Fórum Práticos de Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, México, Panamá, Peru, Uruguai e Venezuela.

Na últi­ma edi­ção, em 2017, em Buenos Aires, o Diretor Técnico do Conapra, Prático Porthos Lima, fez uma apre­sen­ta­ção sobre o Curso de Atualização para Práticos (ATPR) que teve vári­os des­do­bra­men­tos posi­ti­vos. O pro­gra­ma de capa­ci­ta­ção bra­si­lei­ro é coor­de­na­do pelo Conapra por dele­ga­ção da Autoridade Marítima e aten­de aos requi­si­tos da Resolução A‑960 da IMO (Organização Marítima Internacional).

Desde então, Práticos de México, Argentina e Uruguai assi­na­ram con­vê­ni­os para par­ti­ci­pa­ção no ATPR. Angolanos já havi­am fei­to o cur­so entre 2011 e 2014.

Além dis­so, foi no últi­mo Fórum que sur­giu a ideia do I Workshop Latino-Americano para Capacitação de Práticos, que acon­te­ceu no Rio de Janeiro, em 2018, oca­sião em que cole­gas estran­gei­ros pude­ram conhe­cer mais a fun­do o ATPR para implan­ta­ção de pro­gra­mas simi­la­res ou por meio de con­vê­ni­os com o Brasil.

No fim do ano pas­sa­do, duran­te o 42º Encontro Nacional de Praticagem, em Foz do Iguaçu, um Prático argen­ti­no anun­ci­ou que, este ano, seu país ini­ci­a­rá um pro­gra­ma de trei­na­men­to ins­pi­ra­do no mode­lo de exce­lên­cia bra­si­lei­ro. Graças à inte­gra­ção cada vez mai­or entre as Praticagens, tam­bém par­ti­ci­pa­ram des­se even­to Práticos de México e Uruguai, além de Portugal.

Mais infor­ma­ções sobre o Fórum e como se ins­cre­ver em http://www.flaprac.org