Conapra repre­sen­ta a Praticagem na pos­se do pre­si­den­te da Agência Espacial Brasileira

O Secretário Executivo do Conapra, Arionor Souza, e o Assessor Institucional da enti­da­de, Wilson Cruz, repre­sen­ta­ram a Praticagem do Brasil na cerimô­nia de pos­se do pre­si­den­te da Agência Espacial Brasileira (AEB), enge­nhei­ro Carlos Augusto Teixeira de Moura, nome­a­do pelo minis­tro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, astro­nau­ta Marcos Pontes. A sole­ni­da­de ocor­reu na tar­de de quar­ta-fei­ra (23/1), no audi­tó­rio da AEB, em Brasília.

Carlos Moura vai coman­dar a autar­quia res­pon­sá­vel pela Política Espacial Brasileira des­de 1994. Ele atua na área espa­ci­al des­de 1985 e par­ti­ci­pou, entre outros des­ta­ques, da implan­ta­ção do Centro de Lançamento de Alcântara (MA).

Graduado em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica e Mestre em Ciências – área de Informática, ambos pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o enge­nhei­ro dei­xou a Força Aérea Brasileira (FAB), em 2008, como Coronel Engenheiro.

Desde mar­ço de 2018, ele esta­va como Analista da Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais (CCISE), encar­re­ga­da do Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE) do Ministério da Defesa, cuja dire­triz é o uso inte­gra­do do espa­ço (civil e militar).