Praticagem e Marinha unem esforÂços para aumenÂto de calaÂdo no Rio Amazonas
Responsável pela maiÂor Zona de Praticagem no munÂdo, que se estenÂde por 1.300 milhas náuÂtiÂcas no Amapá, Pará e Amazonas, a Praticagem da Bacia Amazônica Oriental reaÂliÂzou a priÂmeiÂra pasÂsaÂgem de navio merÂcanÂte com calaÂdo de 11,70 metros pela Barra Norte, no Rio Amazonas. O evenÂto aconÂteÂceu no dia 22 de setemÂbro e conÂsoÂliÂda os esforÂços conÂjunÂtos com a Marinha do Brasil no proÂjeÂto que visa o aumenÂto de calaÂdo com preÂciÂsão e segurança.
Por meio de anáÂliÂses dinâÂmiÂcas, espeÂra-se obter calaÂdos supeÂriÂoÂres a 12 metros na maiÂor parÂte do ano. Consequentemente, o proÂjeÂto aumenÂta as posÂsiÂbiÂliÂdaÂdes de desenÂvolÂviÂmenÂto, geraÂção de empreÂgo e renÂda na região, proÂpiÂciÂanÂdo preÂços comÂpeÂtiÂtiÂvos no merÂcaÂdo interÂnaÂciÂoÂnal, com a expecÂtaÂtiÂva de implanÂtaÂção de novos terÂmiÂnais e o natuÂral cresÂciÂmenÂto do escoÂaÂmenÂto da proÂduÂção do Arco Norte.
Os esforÂços para o aumenÂto de calaÂdo foram iniÂciÂaÂdos pela Praticagem a parÂtir de 2016, com invesÂtiÂmenÂtos em sonÂdaÂgens, aquiÂsiÂção de um maréÂgraÂfo e a sua insÂtaÂlaÂção em Ponta do Céu. O equiÂpaÂmenÂto perÂmiÂte a leiÂtuÂra ininÂterÂrupÂta das ampliÂtuÂdes de maré e os dados ficam disÂpoÂnÃÂveis para todos usuáÂriÂos e a Marinha do Brasil.
Este ano, foram apreÂsenÂtaÂdos estuÂdos ao comanÂdanÂte do 4º Distrito Naval, Almirante Edervaldo, que pronÂtaÂmenÂte disÂpoÂniÂbiÂliÂzou a equiÂpe do Centro de Hidrografia e Navegação do Norte (CHN‑4) para o plaÂneÂjaÂmenÂto das próÂxiÂmas fases que irão posÂsiÂbiÂliÂtar as anáÂliÂses para o conheÂciÂmenÂto do calaÂdo de navegação.
Simultaneamente, novos esforÂços estão senÂdo reaÂliÂzaÂdos para a defiÂniÂção da ampliÂtuÂde de maré. A Praticagem está invesÂtinÂdo na conÂtraÂtaÂção de técÂniÂcos e embarÂcaÂções e, com o apoio e acomÂpaÂnhaÂmenÂto da Marinha, iniÂcia o levanÂtaÂmenÂto de dados nos próÂxiÂmos 40 dias. Já o Comando do 4º Distrito Naval se preÂpaÂra para iniÂciÂar a sonÂdaÂgem da região, conÂsoÂliÂdanÂdo as inforÂmaÂções necesÂsáÂriÂas para viaÂbiÂliÂzar o maiÂor calaÂdo que posÂsa ser recoÂmenÂdaÂdo pela Autoridade MarÃtima.
O preÂsiÂdenÂte da Unipilot, Linésio Junior, repreÂsenÂtanÂte da Praticagem local, lemÂbra que a Praticagem, ao lonÂgo de sua hisÂtóÂria, semÂpre desemÂpeÂnhou papel imporÂtanÂte e essenÂciÂal no desenÂvolÂviÂmenÂto da navegação:
– Isso ocorÂre desÂde os temÂpos remoÂtos, em que as manoÂbras conÂtaÂvam basiÂcaÂmenÂte com a experÂtiÂse dos antiÂgos práÂtiÂcos, que, sem disÂpor de recurÂsos tecÂnoÂlóÂgiÂcos, ofeÂreÂciÂam seus conheÂciÂmenÂtos e habiÂliÂdaÂdes para perÂmiÂtir a naveÂgaÂção e as manoÂbras em terÂmiÂnais inciÂpiÂenÂtes, e sem reboÂcaÂdoÂres. Desde semÂpre, a Praticagem tem sido deterÂmiÂnanÂte. Investindo recurÂsos próÂpriÂos, reaÂliÂza freÂquenÂtes sonÂdaÂgens para manuÂtenÂção e desÂcoÂberÂtas de alterÂnaÂtiÂvas à s adverÂsiÂdaÂdes da naveÂgaÂção do leiÂto insÂtáÂvel do rio, além de treiÂnaÂmenÂto dos práÂtiÂcos e colaÂboÂraÂdoÂres, aquiÂsiÂção de equiÂpaÂmenÂtos, guarÂneÂciÂmenÂto dos serÂviÂços perÂmaÂnenÂtes de acomÂpaÂnhaÂmenÂto dos naviÂos e assesÂsoÂraÂmenÂto conÂtÃÂnuo à Autoridade MarÃtima.