Visita do Presidente da ATP e Diretor Técnico-Comercial da EMGEPRON à Praticagem de São Paulo

 

A alta tec­no­lo­gia uti­li­za­da pela Praticagem de São Paulo para apoio às mano­bras de navi­os no por­to de Santos impres­si­o­nou os Almirantes Rodrigo Otávio Fonseca de Moraes e Murillo Barbosa, que visi­ta­ram a empre­sa em fevereiro.

“Estou impres­si­o­na­do com a tec­no­lo­gia da Praticagem e com a efi­ci­ên­cia mui­to gran­de do tra­ba­lho aqui desen­vol­vi­do que se refle­tem na efi­cá­cia mai­or das mano­bras e segu­ran­ça embar­ca­da”, comen­tou o Almirante Murillo Barbosa, Presidente da Associação de Terminais  Portuários Privados (ATP). No livro de visi­tas, ele dei­xou gra­va­da a fra­se: “mui­ta tec­no­lo­gia ali­a­da ao pro­fis­si­o­na­lis­mo ele­va­do garan­tem a efi­ci­ên­cia do ser­vi­ço. Parabéns”.

” Parabéns pela com­pe­tên­cia, seri­e­da­de e pela for­ma como as coi­sas acon­te­cem na Praticagem”, escre­veu o almi­ran­te Rodrigo Otávio, Diretor Técnico-Comercial da EMGEPRON (Empresa Gerencial de Projetos Navais) no livro de visitas.

Sobre o CONAPRA:

O CONAPRA é uma asso­ci­a­ção pro­fis­si­o­nal, sem fins lucra­ti­vos, que con­gre­ga os Práticos bra­si­lei­ros, ten­do por fina­li­da­de repre­sen­tá-los jun­to a todas as Autoridades Governamentais e enti­da­des repre­sen­ta­ti­vas de seto­res do meio marí­ti­mo nas ques­tões liga­das às praticagens.

Através de Delegação de Competência da Diretoria de Postos e Costas – DPC (Portaria 0072 de 03/12/1998) o CONAPRA foi incum­bi­do de rea­li­zar as ins­pe­ções e lau­dos peri­ci­ais neces­sá­ri­os à homo­lo­ga­ção de lan­chas de pra­ti­ca­gem, pro­mo­ver homo­lo­ga­ção da habi­li­ta­ção ope­ra­ci­o­nal de suas tri­pu­la­ções e a homo­lo­ga­ção das Atalaias.

A enti­da­de é reco­nhe­ci­da pela Autoridade Marítima (Portaria 0031 de 24/04/2000) como Órgão de Representação Nacional de Praticagem, com tare­fas espe­cí­fi­cas pre­vis­tas na Normam-12 (Normas da Autoridade Marítima para o Serviço de Praticagem) e em Portarias da DPC.

No cam­po inter­na­ci­o­nal o CONAPRA é asso­ci­a­do da IMPA, International Maritime Pilots’ Association, exer­cen­do uma das Vice-Presidências des­sa asso­ci­a­ção internacional.