VEJA COMO FOI A VISITA À PRATICAGEM SÃO FRANCISCO
O secretário executivo da Praticagem do Brasil, Arionor Souza, e a diretora executiva do Instituto Praticagem do Brasil, Jacqueline Wendpap, visitaram a Praticagem São Francisco e os portos do norte de Santa Catarina, de 22 a 24 de março.
Na praticagem, Arionor fez uma palestra sobre a importância da atuação do Conselho Nacional de Praticagem, especialmente em Brasília. Jacqueline apresentou um balanço do primeiro ano do Instituto na capital federal e o seu planejamento estratégico. Eles foram recebidos pelo diretor executivo, Roberto Castanho, e pelos práticos sócios da empresa.
Já nos terminais, os dois destacaram as facilidades do centro de simulações de manobras do Instituto, que permitem a avaliação de projetos aquaviários e portuários em todo o país, além de servir ao treinamento dos práticos. Eles se reuniram com o diretor de operações do Porto Itapoá, Sergni Pessoa, e o gerente de meio ambiente, Christiano Berthier; o diretor de operações e logística do Porto de São Francisco do Sul, Pablo Almeida; e o diretor-presidente do Terminal Portuário Santa Catarina (Tesc), Paulo Capriolli, e o gerente de engenharia, Guilherme Guerra.
A Praticagem de São Francisco conduz os navios que demandam os portos de São Francisco do Sul e Itapoá (Zona de Praticagem 18). Os investimentos e os estudos náuticos que realiza, além de toda sua expertise, têm contribuído para conciliar a preservação do meio ambiente na Baía da Babitonga e a operação segura de grandes embarcações.
Seguindo a programação, a Zona de Praticagem 02 (Itacoatiara-AM/Tabatinga-AM) será a próxima a receber a visita técnica de Arionor e Jacqueline. As primeiras foram Rio Grande (ZP-19), Pará (ZP-03) e Maranhão (ZP-04).