VEJA COMO FOI A VISITA À PRATICAGEM SÃO FRANCISCO

O secre­tá­rio exe­cu­ti­vo da Praticagem do Brasil, Arionor Souza, e a dire­to­ra exe­cu­ti­va do Instituto Praticagem do Brasil, Jacqueline Wendpap, visi­ta­ram a Praticagem São Francisco e os por­tos do nor­te de Santa Catarina, de 22 a 24 de março.

Na pra­ti­ca­gem, Arionor fez uma pales­tra sobre a impor­tân­cia da atu­a­ção do Conselho Nacional de Praticagem, espe­ci­al­men­te em Brasília. Jacqueline apre­sen­tou um balan­ço do pri­mei­ro ano do Instituto na capi­tal fede­ral e o seu pla­ne­ja­men­to estra­té­gi­co. Eles foram rece­bi­dos pelo dire­tor exe­cu­ti­vo, Roberto Castanho, e pelos prá­ti­cos sóci­os da empresa.

Já nos ter­mi­nais, os dois des­ta­ca­ram as faci­li­da­des do cen­tro de simu­la­ções de mano­bras do Instituto, que per­mi­tem a ava­li­a­ção de pro­je­tos aqua­viá­ri­os e por­tuá­ri­os em todo o país, além de ser­vir ao trei­na­men­to dos prá­ti­cos. Eles se reu­ni­ram com o dire­tor de ope­ra­ções do Porto Itapoá, Sergni Pessoa, e o geren­te de meio ambi­en­te, Christiano Berthier; o dire­tor de ope­ra­ções e logís­ti­ca do Porto de São Francisco do Sul, Pablo Almeida; e o dire­tor-pre­si­den­te do Terminal Portuário Santa Catarina (Tesc), Paulo Capriolli, e o geren­te de enge­nha­ria, Guilherme Guerra.

A Praticagem de São Francisco con­duz os navi­os que deman­dam os por­tos de São Francisco do Sul e Itapoá (Zona de Praticagem 18). Os inves­ti­men­tos e os estu­dos náu­ti­cos que rea­li­za, além de toda sua exper­ti­se, têm con­tri­buí­do para con­ci­li­ar a pre­ser­va­ção do meio ambi­en­te na Baía da Babitonga e a ope­ra­ção segu­ra de gran­des embarcações.

Seguindo a pro­gra­ma­ção, a Zona de Praticagem 02 (Itacoatiara-AM/Tabatinga-AM) será a pró­xi­ma a rece­ber a visi­ta téc­ni­ca de Arionor e Jacqueline. As pri­mei­ras foram Rio Grande (ZP-19), Pará (ZP-03) e Maranhão (ZP-04).