Sistema da praticagem de SP é finalista do Prêmio Antaq 2017

Mais segu­ran­ça à nave­ga­ção e fle­xi­bi­li­da­de nas ope­ra­ções por­tuá­ri­as. A con­tri­bui­ção do sis­te­ma ReDRAFT ado­ta­do pela pra­ti­ca­gem no Porto de Santos foi reco­nhe­ci­da como uma das cin­co fina­lis­tas do Prêmio Antaq 2017 na cate­go­ria Iniciativas Inovadoras, que vai pre­mi­ar os tra­ba­lhos gera­do­res de melho­ri­as ope­ra­ci­o­nais, ambi­en­tais ou de ges­tão nos trans­por­tes aqua­viá­ri­os. Os ven­ce­do­res serão conhe­ci­dos em pre­mi­a­ção no dia 9 de novem­bro, na sede da Agência Nacional de Transportes Aquaviários, em Brasília.
 
O sis­te­ma cal­cu­la com mais pre­ci­são o cala­do máxi­mo dos navi­os con­si­de­ran­do as con­di­ções ambi­en­tais de maré, ondas e cor­ren­tes marí­ti­mas. O soft­ware cru­za essas infor­ma­ções obti­das pelo Centro de Coordenação, Comunicações e Operações de Tráfego (C3OT) da pra­ti­ca­gem com as cara­te­rís­ti­cas de dez mil embar­ca­ções cata­lo­ga­das que ope­ram no porto. 
 
Antes da tec­no­lo­gia, as res­tri­ções de ope­ra­ção eram mais con­ser­va­do­ras para evi­tar que um navio bates­se no fun­do. Porém, des­de 2016, há mais agi­li­da­de, man­ten­do os níveis exce­len­tes de segu­ran­ça. O ReDRAFT foi desen­vol­vi­do pela Argonáutica Engenharia e Pesquisas, uma empre­sa que nas­ceu den­tro da USP, uni­ver­si­da­de par­cei­ra dos práticos. 
 
Em sua segun­da edi­ção, o Prêmio Antaq vai con­tem­plar, ain­da, três cate­go­ri­as: Artigo Técnico e Científico, Desempenho Ambiental e Padrão de Atendimento ao Usuário.