Inaugurado em dezembro de 2021, em Brasília, o Centro de Simulações de Manobras do Instituto Praticagem do Brasil oferece o que há de mais moderno em simulador de passadiço para manobras de navios. Foi implantado em parceria com o Tanque de Provas Numérico da Universidade de São Paulo (TPN-USP), referência internacional em simulações.
Além de servir ao treinamento dos práticos, o espaço tem facilidades que permitem a avaliação de projetos aquaviários e portuários no país, facilitando o acompanhamento técnico das entidades reguladoras do setor, como a Marinha do Brasil, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e o Ministério da Infraestrutura. Todos esses estudos para validação de projetos – como operações com embarcações maiores e implantação de terminais marítimos – devem contar com a participação de práticos, em função da sua expertise e do conhecimento das características das águas em que atuam.
O campo de visão do passadiço, de aproximadamente 290 graus, é formado por 14 telas de 65 polegadas, sendo três traseiras. O modelo matemático, o mesmo adotado no TPN-USP, reproduz fielmente a ação de ondas, ventos, correntes e marés, além de efeitos hidrodinâmicos que afetam a manobrabilidade das embarcações. As facilidades permitem simular com precisão qualquer tipo de manobra e situações específicas que não são possíveis no dia a dia pelo risco envolvido.
Em um cenário de navios cada vez maiores e canais de acesso limitados, a tecnologia é fundamental para aumentar a eficiência do tráfego marítimo com segurança.
Informações e agendamento de visitas técnicas: