Inaugurado em dezem­bro de 2021, em Brasília, o Centro de Simulações de Manobras do Instituto Praticagem do Brasil ofe­re­ce o que há de mais moder­no em simu­la­dor de pas­sa­di­ço para mano­bras de navi­os. Foi implan­ta­do em par­ce­ria com o Tanque de Provas Numérico da Universidade de São Paulo (TPN-USP), refe­rên­cia inter­na­ci­o­nal em simulações.

Além de ser­vir ao trei­na­men­to dos prá­ti­cos, o espa­ço tem faci­li­da­des que per­mi­tem a ava­li­a­ção de pro­je­tos aqua­viá­ri­os e por­tuá­ri­os no país, faci­li­tan­do o acom­pa­nha­men­to téc­ni­co das enti­da­des regu­la­do­ras do setor, como a Marinha do Brasil, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e o Ministério da Infraestrutura. Todos esses estu­dos para vali­da­ção de pro­je­tos – como ope­ra­ções com embar­ca­ções mai­o­res e implan­ta­ção de ter­mi­nais marí­ti­mos – devem con­tar com a par­ti­ci­pa­ção de prá­ti­cos, em fun­ção da sua exper­ti­se e do conhe­ci­men­to das carac­te­rís­ti­cas das águas em que atu­am. 

O cam­po de visão do pas­sa­di­ço, de apro­xi­ma­da­men­te 290 graus, é for­ma­do por 14 telas de 65 pole­ga­das, sen­do três tra­sei­ras. O mode­lo mate­má­ti­co, o mes­mo ado­ta­do no TPN-USP, repro­duz fiel­men­te a ação de ondas, ven­tos, cor­ren­tes e marés, além de efei­tos hidro­di­nâ­mi­cos que afe­tam a mano­bra­bi­li­da­de das embar­ca­ções. As faci­li­da­des per­mi­tem simu­lar com pre­ci­são qual­quer tipo de mano­bra e situ­a­ções espe­cí­fi­cas que não são pos­sí­veis no dia a dia pelo ris­co envolvido.

Em um cená­rio de navi­os cada vez mai­o­res e canais de aces­so limi­ta­dos, a tec­no­lo­gia é fun­da­men­tal para aumen­tar a efi­ci­ên­cia do trá­fe­go marí­ti­mo com segurança.

Informações e agen­da­men­to de visi­tas técnicas:

secretaria@institutopraticagem.org.br