Seminário na USP vai discutir projetos náuticos após edição de nova norma técnica

Nos dias 7 e 8 de novem­bro, o labo­ra­tó­rio Tanque de Provas Numérico, da USP, rea­li­za o semi­ná­rio “Técnicas moder­nas de pro­je­to de aces­sos náu­ti­cos com base na nor­ma ABNT NBR 13246:2017”. O even­to em par­ce­ria com o Conselho Nacional de Praticagem mar­ca ain­da a reno­va­ção do con­vê­nio téc­ni­co com o Conapra e a nova fase do Centro de Simulações Náuticas e Portuárias do labo­ra­tó­rio, que vai ganhar um sex­to simulador.

Inaugurado em 2002 na Escola Politécnica da USP, o Tanque de Provas Numérico é reco­nhe­ci­do inter­na­ci­o­nal­men­te no estu­do dos sis­te­mas marí­ti­mo e offsho­re. Além do seu tan­que de ondas, abri­ga des­de 2013 um cen­tro de simu­la­ções com alta tecnologia.

No semi­ná­rio, espe­ci­a­lis­tas vão dis­cu­tir a imple­men­ta­ção de pro­je­tos por­tuá­ri­os com base na ABNT NBR 13246:2017 – uma revi­são da nor­ma de 1995 com o intui­to de que todo estu­do de novas obras náu­ti­cas seja fei­to com emba­sa­men­to téc­ni­co mais sóli­do, aná­li­se de ris­cos e par­ti­ci­pa­ção de prá­ti­cos e espe­ci­a­lis­tas das con­di­ções locais. Com isso garan­te-se que os pro­je­tos atin­jam mais qua­li­da­de, mai­or segu­ran­ça à nave­ga­ção e uso óti­mo de recur­sos duran­te a execução.

– Sem essa atu­a­li­za­ção, um canal de aces­so de embar­ca­ções pode­ria ser pla­ne­ja­do de for­ma ina­de­qua­da – exem­pli­fi­ca o pro­fes­sor Eduardo Tannuri, coor­de­na­dor do cen­tro de simu­la­ções. – É uma mudan­ça com­ple­ta de para­dig­ma. A nor­ma pas­sou de sete para mais de cem pági­nas. Um dos itens traz a neces­si­da­de de tes­tes em simu­la­do­res em pro­je­tos mais detalhados.

Por meio do con­vê­nio com o Conapra, os estu­dos téc­ni­cos de novas ope­ra­ções – como dra­ga­gens e ter­mi­nais – con­tam com o com­par­ti­lha­men­to da expe­ri­ên­cia dos prá­ti­cos, que estão na linha de fren­te das mano­bras nas cha­ma­das águas res­tri­tas. Dessa par­ce­ria, já resul­ta­ram 85 tra­ba­lhos. Muitos são simu­la­dos e geram por­ta­ri­as da Autoridade Marítima.

Funcionando des­de o ano pas­sa­do, um dos simu­la­do­res de mano­bras tem 32 pro­je­to­res do tipo de cine­ma. O sex­to simu­la­dor que será entre­gue em novem­bro terá 21 tele­vi­so­res 4K de 55 pole­ga­das. Será uti­li­za­do para simu­la­ções em rebo­ca­do­res e guin­das­tes offsho­re, já que é mais imer­si­vo. Inclusive, have­rá telas no chão para que se pos­sa olhar para baixo.

Para a pro­gra­ma­ção deta­lha­da, aces­se o link: www.tpn.usp.br/seminario