Saiu a Rumos 56: confira um resumo no editorial

Cenário da assi­na­tu­ra do pri­mei­ro decre­to de regu­la­men­ta­ção do ser­vi­ço no país, em 1808, o Rio de Janeiro é tema da nos­sa segun­da maté­ria da série sobre as zonas de pra­ti­ca­gem bra­si­lei­ras. A edi­ção no 56 da Rumos Práticos reve­la os desa­fi­os des­se ser­vi­ço no esta­do que reú­ne qua­se 300 pro­fis­si­o­nais, mui­tas his­tó­ri­as e por­tos e ter­mi­nais espa­lha­dos ao lon­go de qua­se todo o seu litoral.

A revis­ta mos­tra tam­bém o poder de atu­a­ção do setor por­tuá­rio no Brasil duran­te a pan­de­mia de Covid-19. Mesmo dian­te de um pro­ble­ma capaz de parar o mun­do, os por­tos do país vêm ampli­an­do ope­ra­ções, com par­ti­ci­pa­ção deci­si­va da pra­ti­ca­gem nos projetos. 

A par­ce­ria da pra­ti­ca­gem se esten­de ain­da à aca­de­mia, tan­to em pes­qui­sas que têm como meta o incre­men­to cada vez mai­or da segu­ran­ça para a nave­ga­ção e da efi­ci­ên­cia por­tuá­ria quan­to em apoio a ações na área ambi­en­tal. Duas repor­ta­gens des­ta edi­ção tra­zem rela­tos e deta­lhes des­sas iniciativas.

A Praticagem de São Francisco do Sul (SC) vol­ta a ser des­ta­que na Rumos pela home­na­gem pres­ta­da a tri­pu­lan­tes que tive­ram que esten­der sua per­ma­nên­cia nos navi­os devi­do às difi­cul­da­des gera­das pela pandemia.

Por fim, revi­si­ta­mos a his­tó­ria do Conselho Nacional de Praticagem (Conapra) para lem­brar seus 45 anos com­ple­ta­dos em junho. Uma repor­ta­gem reple­ta de fatos mar­can­tes que com­põem uma tra­je­tó­ria de pres­ta­ção do ser­vi­ço para a sociedade.

Embarque conos­co nes­tas pági­nas e boa leitura!