RUMOS PRÁTICOS 71: CONFIRA OS DESTAQUES NO EDITORIAL

Chegamos à 71ª edi­ção de Rumos Práticos acom­pa­nhan­do de per­to os desa­fi­os, as con­quis­tas e as trans­for­ma­ções da pra­ti­ca­gem no Brasil e no mun­do. Neste núme­ro, nos­sa repor­ta­gem de capa mer­gu­lha na rea­li­da­de da Zona de Praticagem 3, no Pará, pal­co da COP30 e onde a mis­são dos prá­ti­cos se entre­la­ça com o desen­vol­vi­men­to sus­ten­tá­vel da Amazônia. Faltam qua­tro ZPs para com­ple­tar nos­sa série sobre as 20 zonas de praticagem.

Também regis­tra­mos um momen­to his­tó­ri­co: a mudan­ça de nome do Conselho Nacional de Praticagem, que pas­sou a se cha­mar Praticagem do Brasil, con­so­li­dan­do a repre­sen­ta­ti­vi­da­de e o papel estra­té­gi­co da ati­vi­da­de em nível nacional.

O pla­ne­ja­men­to por­tuá­rio e sua estri­ta cone­xão com a segu­ran­ça e a efi­ci­ên­cia foram temas cen­trais do semi­ná­rio que des­ta­ca­mos em nos­sas pági­nas, assim como os novos padrões apro­va­dos pela Organização Marítima Internacional (IMO) para as esca­das dos navi­os que per­mi­tem o embar­que e o desem­bar­que dos prá­ti­cos, padrões fun­da­men­tais para sua segurança.

Trazemos ain­da um resu­mo dos prin­ci­pais assun­tos apre­sen­ta­dos no Fórum Latino-ame­ri­ca­no de Práticos, no Peru, além de um arti­go sobre os dez anos do VTS (Serviço de Tráfego de Embarcações) do Porto do Açu (RJ).

Fechamos a edi­ção com uma his­tó­ria ins­pi­ra­do­ra em Rio Grande (RS), onde a doa­ção de um bar­co pela pra­ti­ca­gem for­ta­le­ceu um pro­je­to for­ma­do por mulhe­res sobre­vi­ven­tes do cân­cer de mama.

Procuramos sem­pre estar em sin­to­nia com as gran­des pau­tas soci­ais, ambi­en­tais e téc­ni­cas do setor. Boa lei­tu­ra!

Otavio Fragoso é o edi­tor responsável