RUMOS PRÁTICOS 71: CONFIRA OS DESTAQUES NO EDITORIAL

Chegamos à 71ª edição de Rumos Práticos acompanhando de perto os desafios, as conquistas e as transformações da praticagem no Brasil e no mundo. Neste número, nossa reportagem de capa mergulha na realidade da Zona de Praticagem 3, no Pará, palco da COP30 e onde a missão dos práticos se entrelaça com o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Faltam quatro ZPs para completar nossa série sobre as 20 zonas de praticagem.
Também registramos um momento histórico: a mudança de nome do Conselho Nacional de Praticagem, que passou a se chamar Praticagem do Brasil, consolidando a representatividade e o papel estratégico da atividade em nível nacional.
O planejamento portuário e sua estrita conexão com a segurança e a eficiência foram temas centrais do seminário que destacamos em nossas páginas, assim como os novos padrões aprovados pela Organização Marítima Internacional (IMO) para as escadas dos navios que permitem o embarque e o desembarque dos práticos, padrões fundamentais para sua segurança.
Trazemos ainda um resumo dos principais assuntos apresentados no Fórum Latino-americano de Práticos, no Peru, além de um artigo sobre os dez anos do VTS (Serviço de Tráfego de Embarcações) do Porto do Açu (RJ).
Fechamos a edição com uma história inspiradora em Rio Grande (RS), onde a doação de um barco pela praticagem fortaleceu um projeto formado por mulheres sobreviventes do câncer de mama.
Procuramos sempre estar em sintonia com as grandes pautas sociais, ambientais e técnicas do setor. Boa leitura!
Otavio Fragoso é o editor responsável



