RUMOS PRÁTICOS 69: CONFIRA OS DESTAQUES NO EDITORIAL

Caros lei­to­res, em dezem­bro, esti­ve­mos em Natal para acom­pa­nhar o 46o Encontro Nacional de Praticagem. As pri­mei­ras expe­ri­ên­ci­as dos prá­ti­cos bra­si­lei­ros com os navi­os de 366 metros foram par­te dos temas tra­ta­dos no even­to. Além dis­so, tive­mos a par­ti­ci­pa­ção do pre­si­den­te do Tribunal Marítimo, vice-almi­ran­te Ralph Dias, e de pales­tran­tes con­vi­da­dos. O pro­fes­sor Eugenio Mussak, por exem­plo, foca­li­zou a impor­tân­cia de saber lidar com os desa­fi­os huma­nos para a segu­ran­ça do ser­vi­ço. Já o vele­ja­dor Beto Pandiani apre­sen­tou um rela­to de suas oito expe­di­ções, des­ta­can­do tópi­cos essen­ci­ais em nos­sa ati­vi­da­de, como pla­ne­ja­men­to, ges­tão de ris­co e tra­ba­lho em equipe.

Aproveitamos a pas­sa­gem pelo Rio Grande do Norte e visi­ta­mos as duas zonas de pra­ti­ca­gem locais, Areia Branca (ZP‑6) e Natal (ZP‑7), para retra­tar os desa­fi­os dos prá­ti­cos nas mano­bras, sejam eles de ordem ambi­en­tal ou estru­tu­ral. Essa é a 15a repor­ta­gem da série sobre as ZPs bra­si­lei­ras e, como de pra­xe, abre a edição.

Continuamos tam­bém acom­pa­nhan­do de per­to o assun­to da des­car­bo­ni­za­ção na indús­tria marí­ti­ma, tan­to no trans­por­te de mer­ca­do­ri­as quan­to na ope­ra­ção de car­ga e des­car­ga nos por­tos. Desta vez, apon­ta­mos os esfor­ços da pra­ti­ca­gem mun­di­al para cola­bo­rar no pro­ces­so de redu­ção das emis­sões de gases do efei­to estu­fa lide­ra­do pela Organização Marítima Internacional (IMO). 

Lamentamos nes­ta edi­ção o fale­ci­men­to de nos­sos cole­gas Carlos Hermann, Fabritzio Sequeira e Gilzio Greco. E apre­sen­ta­mos maté­ria espe­ci­al sobre o lega­do do prá­ti­co Hermann, res­pon­sá­vel por mudan­ças impor­tan­tes na orga­ni­za­ção do Conselho Nacional de Praticagem, reve­la­das em depoi­men­tos de seus com­pa­nhei­ros de profissão.

Boa lei­tu­ra!

Otavio Fragoso é o edi­tor responsável.