RUMOS PRÁTICOS 69: CONFIRA OS DESTAQUES NO EDITORIAL

Caros leitores, em dezembro, estivemos em Natal para acompanhar o 46o Encontro Nacional de Praticagem. As primeiras experiências dos práticos brasileiros com os navios de 366 metros foram parte dos temas tratados no evento. Além disso, tivemos a participação do presidente do Tribunal Marítimo, vice-almirante Ralph Dias, e de palestrantes convidados. O professor Eugenio Mussak, por exemplo, focalizou a importância de saber lidar com os desafios humanos para a segurança do serviço. Já o velejador Beto Pandiani apresentou um relato de suas oito expedições, destacando tópicos essenciais em nossa atividade, como planejamento, gestão de risco e trabalho em equipe.
Aproveitamos a passagem pelo Rio Grande do Norte e visitamos as duas zonas de praticagem locais, Areia Branca (ZP‑6) e Natal (ZP‑7), para retratar os desafios dos práticos nas manobras, sejam eles de ordem ambiental ou estrutural. Essa é a 15a reportagem da série sobre as ZPs brasileiras e, como de praxe, abre a edição.
Continuamos também acompanhando de perto o assunto da descarbonização na indústria marítima, tanto no transporte de mercadorias quanto na operação de carga e descarga nos portos. Desta vez, apontamos os esforços da praticagem mundial para colaborar no processo de redução das emissões de gases do efeito estufa liderado pela Organização Marítima Internacional (IMO).
Lamentamos nesta edição o falecimento de nossos colegas Carlos Hermann, Fabritzio Sequeira e Gilzio Greco. E apresentamos matéria especial sobre o legado do prático Hermann, responsável por mudanças importantes na organização do Conselho Nacional de Praticagem, reveladas em depoimentos de seus companheiros de profissão.
Otavio Fragoso é o editor responsável.