RUMOS PRÁTICOS 63: CONFIRA OS DESTAQUES NO EDITORIAL

E che­ga­mos à nona maté­ria da série de Rumos Práticos sobre as zonas de pra­ti­ca­gem bra­si­lei­ras. Dessa vez, nos­sa equi­pe apor­tou na Bahia, onde 33 prá­ti­cos são res­pon­sá­veis pelas mano­bras dos navi­os na Baía de Todos os Santos e em Ilhéus. As águas apa­ren­te­men­te tran­qui­las do esta­do tam­bém escon­dem desa­fi­os para a con­du­ção segu­ra das embar­ca­ções, como o lei­tor verá a seguir.

Adiante, faze­mos um balan­ço da reto­ma­da do Encontro Nacional de Praticagem, cuja 44ª edi­ção ocor­reu em Gramado (RS). Além de prá­ti­cos, geren­tes e asses­so­res das pra­ti­ca­gens, as dis­cus­sões reu­ni­ram pro­fes­so­res, pes­qui­sa­do­res, repre­sen­tan­tes das Autoridades Marítima e Portuária local e empre­sas parceiras.

Trazemos ain­da uma retros­pec­ti­va do pri­mei­ro ano de fun­ci­o­na­men­to do Instituto Praticagem do Brasil, em Brasília. Nosso espa­ço foi pal­co de lan­ça­men­to de livros impor­tan­tes para o setor, assim como rece­beu os pri­mei­ros trei­na­men­tos com prá­ti­cos e ope­ra­do­res em seu simu­la­dor de mano­bras. Uma das obras lan­ça­das foi Planejamento por­tuá­rio – reco­men­da­ções para aces­sos náu­ti­cos, con­tri­bui­ção fun­da­men­tal de diver­sos auto­res para a oti­mi­za­ção de pro­je­tos com segurança.

Na sequên­cia, repro­du­zi­mos mais um arti­go impor­tan­te do prá­ti­co apo­sen­ta­do de Roterdã, Henk Hensen. Autor de diver­sos livros, ele faz reco­men­da­ções para apro­xi­ma­ção de rebo­ca­do­res sob for­tes ven­tos, entre elas trei­na­men­to em simu­la­dor de passadiço.

A últi­ma repor­ta­gem da edi­ção apre­sen­ta os pro­je­tos soci­ais admi­nis­tra­dos pela meda­lhis­ta olím­pi­ca do vôlei, Adriana Samuel. Ela con­ci­lia este tra­ba­lho com a ges­tão de car­rei­ras de atle­tas como o canoís­ta Isaquias Queiroz, patro­ci­na­do pela Praticagem do Brasil.

Boa lei­tu­ra!

Otavio Fragoso, edi­tor responsável