RUMOS PRÁTICOS 62: CONFIRA OS DESTAQUES NO EDITORIAL

Na 62a edi­ção de Rumos Práticos, nos­sa equi­pe visi­tou a Zona de Praticagem de Paranaguá e Antonina (PR) para retra­tar os desa­fi­os enfren­ta­dos pelos prá­ti­cos em um dos mai­o­res com­ple­xos por­tuá­ri­os da América do Sul. É a oita­va maté­ria da série sobre as ZPs brasileiras. 

Já per­cor­re­mos as ZPs 1 (Bacia Amazônica Oriental); 15 (Rio de Janeiro); 22 (Imbituba-SC); 9 (Pernambuco); 19 (Rio Grande-RS); 5 (Ceará); 14 (Espírito Santo); e ago­ra a ZP-17. Cada uma delas tem con­di­ções ambi­en­tais e estru­tu­rais espe­cí­fi­cas, com difi­cul­da­des supe­ra­das pelas pra­ti­ca­gens − por exper­ti­se e inves­ti­men­to na ati­vi­da­de. É o caso do sis­te­ma de cala­do dinâ­mi­co em implan­ta­ção na bar­ra nor­te do Rio Amazonas, pro­je­to que deta­lha­mos nes­ta edição.

Nas pági­nas a seguir, abor­da­mos tam­bém os prin­ci­pais pon­tos dis­cu­ti­dos no 25o con­gres­so da Associação Internacional de Práticos Marítimos (IMPA), no México, oca­sião em que o pre­si­den­te da Praticagem do Brasil, Ricardo Falcão, foi ree­lei­to o mais vota­do entre os vice-pre­si­den­tes da entidade.

Buscar solu­ções para pro­ble­mas comuns é um dos obje­ti­vos da IMPA, assim como dos fili­a­dos em seus res­pec­ti­vos paí­ses. No Brasil, o Conselho Nacional de Praticagem estu­da a padro­ni­za­ção do cole­te sal­va-vidas usa­do pelos prá­ti­cos, além do desen­vol­vi­men­to de um capa­ce­te apro­pri­a­do para o ser­vi­ço. Adiantamos a pro­pos­ta nas pági­nas 18 a 21.

Reproduzimos ain­da um arti­go publi­ca­do na Seaways e assi­na­do pelo autor de Tug Use in Port, coman­dan­te Henk Hensen. No tex­to, ele des­ta­ca a impor­tân­cia da pre­pa­ra­ção para mano­bras emer­gen­ci­ais sem rebo­ca­do­res e apre­sen­ta alguns casos.

Completamos a edi­ção reve­lan­do como está o trei­na­men­to do canoís­ta Isaquias Queiroz para as Olimpíadas de Paris, após a con­quis­ta do ouro em Tóquio. 

Boa lei­tu­ra!

Otavio Fragoso, edi­tor responsável