RUMOS PRÁTICOS 61: CONFIRA OS DESTAQUES NO EDITORIAL

Resgatar um homem no mar não é tare­fa sim­ples, prin­ci­pal­men­te se ele cair desa­cor­da­do, à noi­te e em mar gros­so. Ter uma tri­pu­la­ção trei­na­da com os mei­os ade­qua­dos para o reco­lhi­men­to do náu­fra­go é fun­da­men­tal para aumen­tar as chan­ces de res­ga­te com vida. O tema é com­ple­xo. Por isso, ouvi­mos mais de uma deze­na de pes­so­as sobre como lidar em caso de que­da de prá­ti­co na água. Trouxemos um rela­to deta­lha­do do epi­só­dio emble­má­ti­co que levou à mor­te de um cole­ga em Portugal em 2018, além de uma amos­tra de como a pra­ti­ca­gem no Brasil tra­ta o tema. Entre 2007 e 2020, 18 prá­ti­cos se aci­den­ta­ram duran­te as ope­ra­ções de trans­fe­rên­cia para o navio, de acor­do com o Tribunal Marítimo.

Na série sobre as zonas de pra­ti­ca­gem bra­si­lei­ras, visi­ta­mos a Zona de Praticagem do Espírito Santo (ZP-14) que, com a pri­va­ti­za­ção da Companhia Docas, pas­sa a ter todos os ter­mi­nais sob admi­nis­tra­ção pri­va­da, o que só aumen­ta a cobran­ça por efi­ci­ên­cia. Aproveitamos a esta­da em Vitória para entre­vis­tar Julio Castiglioni, o exe­cu­ti­vo que con­du­ziu a com­pa­nhia até o pri­mei­ro lei­lão do tipo no país.

Essa que­bra de para­dig­ma tam­bém é vis­ta na trans­for­ma­ção da indús­tria marí­ti­ma para cum­prir a ambi­ci­o­sa meta de redu­ção de emis­são de car­bo­no da Organização Marítima Internacional (IMO), ini­ci­al­men­te de 40% até 2030. Armadores cor­rem para adap­tar sua fro­ta com novas tec­no­lo­gi­as e aten­der aos obje­ti­vos da agên­cia das Nações Unidas. O mes­mo se veri­fi­ca nos por­tos, que bus­cam ini­ci­a­ti­vas para acom­pa­nhar a evo­lu­ção do mercado.

Uma das alter­na­ti­vas cogi­ta­das para subs­ti­tuir os com­bus­tí­veis fós­seis é o hidro­gê­nio ver­de, cuja pro­du­ção pode se bene­fi­ci­ar da ener­gia gera­da a par­tir de par­ques eóli­cos offsho­re. No Brasil, no entan­to, esses pro­je­tos ain­da estão em fase mui­to inci­pi­en­te à espe­ra da regu­la­men­ta­ção, ape­sar do enor­me poten­ci­al ao lon­go da cos­ta. Também trou­xe­mos um pano­ra­ma des­sa situ­a­ção. Confira nas pági­nas a seguir!

Otavio Fragoso, edi­tor responsável