Rumos Práticos 60: confira os destaques no editorial

Nossa maté­ria de capa des­ta edi­ção não pode­ria ser dife­ren­te. Afinal, trou­xe­mos a rea­li­da­de das mano­bras de navi­os para o cen­tro de deci­são do país. Além dos recur­sos para o trei­na­men­to dos prá­ti­cos, o cen­tro de simu­la­ções de Brasília incor­po­ra uma série de faci­li­da­des de enge­nha­ria para ava­li­a­ção de pro­je­tos aqua­viá­ri­os e por­tuá­ri­os, con­tri­buin­do para o acom­pa­nha­men­to téc­ni­co das enti­da­des regu­la­do­ras do segmento.

A inten­ção do pre­si­den­te ree­lei­to do Conselho Nacional de Praticagem, prá­ti­co Ricardo Falcão, é dis­po­ni­bi­li­zar tec­no­lo­gia de pon­ta para as dis­cus­sões estra­té­gi­cas sobre infra­es­tru­tu­ra no setor de por­tos e navegação.

A impor­tân­cia dos simu­la­do­res para trei­na­men­to dos prá­ti­cos é refor­ça­da na entre­vis­ta do pro­fes­sor Edson Mesquita, que aca­ba de lan­çar dois livros sobre mano­bra­bi­li­da­de e hidro­di­nâ­mi­ca. Segundo ele, as simu­la­ções aju­dam a se fami­li­a­ri­zar com o DNA de cada navio, e, não à toa, as pra­ti­ca­gens locais têm ins­ta­la­do equi­pa­men­tos pró­pri­os. É o caso da Ceará Marine Pilots, que rece­beu a visi­ta de nos­sa equi­pe na série sobre as zonas de pra­ti­ca­gem bra­si­lei­ras. No pri­mei­ro momen­to, a enti­da­de pre­fe­riu um simu­la­dor de rea­li­da­de vir­tu­al, mas tam­bém pla­ne­ja ins­ta­lar um do tipo full mis­si­on.

Segurança tam­bém está sem­pre na pau­ta do prá­ti­co apo­sen­ta­do Manuel Casaca, que, mais uma vez, cola­bo­ra com um óti­mo arti­go para nos­sa revis­ta. Ele tra­ta da ener­gia ciné­ti­ca do navio duran­te a atra­ca­ção e da rea­ção do sis­te­ma de defen­sas no cais.

A sus­ten­ta­bi­li­da­de em seu sen­ti­do amplo encer­ra esta edi­ção. O tema é abor­da­do na repor­ta­gem que foca­li­za o pro­gra­ma ambi­en­tal da Praticagem de São Paulo e na maté­ria sobre o pro­je­to flu­mi­nen­se que pro­mo­ve mobi­li­da­de e inclu­são para cri­an­ças especiais.

Link para a revis­ta: https://www.praticagemdobrasil.org.br/revista-rumos/