RICARDO FALCÃO É REELEITO PARA MAIS QUATRO ANOS NA IMPA

O pre­si­den­te da Praticagem do Brasil, prá­ti­co Ricardo Falcão, foi recon­du­zi­do para novo man­da­to de qua­tro anos à fren­te de uma das vice-pre­si­dên­ci­as da Associação Internacional de Práticos Marítimos (IMPA).

A elei­ção ocor­reu na ter­ça-fei­ra (14/6), no 25º con­gres­so da enti­da­de, em Cancún, no México. Simon Pelletier (Canadá) tam­bém foi ree­lei­to pre­si­den­te da IMPA. Já o vice-pre­si­den­te sêni­or será Alvaro Moreno (Panamá), ex-vice-pre­si­den­te que subs­ti­tui Jean-Philippe Casanova (França). Completam as vice-pre­si­dên­ci­as: Adam Roberts (Austrália), Sang-Min Goag (Coréia), André Gaillard (França) e Paul Schoneveld (Reino Unido).

Criada em 1971, a IMPA reú­ne asso­ci­a­ções de pra­ti­ca­gem do mun­do intei­ro, sen­do o Conselho Nacional de Praticagem um dos seus fili­a­dos des­de 1981. O obje­ti­vo da asso­ci­a­ção é tro­car expe­ri­ên­ci­as, bus­car solu­ções para pro­ble­mas comuns e repre­sen­tar os prá­ti­cos na comu­ni­da­de marí­ti­ma mun­di­al, espe­ci­al­men­te na Organização Marítima Internacional (IMO), agên­cia da ONU que regu­la­men­ta os pro­ce­di­men­tos de segu­ran­ça da navegação.

Como vice-pre­si­den­te da IMPA há oito anos, Falcão acom­pa­nha as dis­cus­sões no Comitê de Segurança Marítima da IMO, fórum no qual são deba­ti­dos temas rele­van­tes para os paí­ses e seus pos­sí­veis des­do­bra­men­tos em regu­la­ções internacionais.

O con­gres­so da IMPA vai até a pró­xi­ma sex­ta-fei­ra. Na quin­ta, Ricardo Falcão será medi­a­dor de um pai­nel de dis­cus­são sobre desen­vol­vi­men­to pro­fis­si­o­nal. Segurança dos prá­ti­cos no embar­que e desem­bar­que, mano­bras com navi­os de gran­de por­te, polí­ti­cas gover­na­men­tais e meio ambi­en­te são outros temas em deba­te na pro­gra­ma­ção. O secre­tá­rio-geral da IMO, Kitack Lim, pres­ti­gi­ou a cerimô­nia de aber­tu­ra. O anfi­trião do even­to é o Sindicato Nacional de Práticos de Porto.