Ricardo Falcão assu­me o Conapra nova­men­te em fevereiro

O Vice-Presidente da Associação Internacional de Práticos Marítimos (IMPA), Ricardo Augusto Leite Falcão, do Grupo Bacia Amazônica Práticos, foi elei­to para novo man­da­to de dois anos à fren­te do Conselho Nacional de Praticagem (Conapra). A assem­bleia que rati­fi­cou o seu nome ocor­reu no últi­mo dia do 43º Encontro Nacional de Praticagem, em Maceió (AL).

Ricardo Falcão subs­ti­tui Gustavo Henrique Alves Martins no car­go de Diretor-Presidente do Conapra, a par­tir de feve­rei­ro. O Prático Gustavo Martins, lota­do em Paranaguá (ZP-17), foi elei­to para man­da­to de três anos como Presidente da Federação Nacional dos Práticos (Fenapráticos), que repre­sen­ta os pro­fis­si­o­nais no âmbi­to tra­ba­lhis­ta, enquan­to o Conapra é a asso­ci­a­ção das enti­da­des de Praticagem com foco no apri­mo­ra­men­to téc­ni­co da ati­vi­da­de e da qua­li­da­de do serviço.

– Sou um Prático da Amazônia, amo o meu esta­do, o Amapá, e estou mui­to feliz com a pos­si­bi­li­da­de des­se novo desa­fio, subs­ti­tuin­do o Prático Gustavo Martins, que fez um exce­len­te tra­ba­lho nos últi­mos cin­co anos – dis­se Falcão logo após a sua escolha.

Prático atu­an­te na mai­or Zona de Praticagem do mun­do (ZP-01), que se esten­de por 1.300 milhas náu­ti­cas nos esta­dos do Amapá, Pará e Amazonas, ele foi Diretor-Presidente do Conapra em duas ges­tões, de 2011 a 2014. Em 2018, foi ree­lei­to Vice-Presidente da IMPA por mais qua­tro anos.

O atu­al Presidente da Fenapráticos, Prático Otavio Augusto Fragoso Alves da Silva, lota­do no Rio de Janeiro (ZP-15), foi elei­to Diretor Vice-Presidente na cha­pa de Falcão. Ele tam­bém já este­ve à fren­te do Conapra, em 2003 e 2004. Confira como ficou a admi­nis­tra­ção para 2020 e 2021.

Diretoria Executiva

Diretor-Presidente Ricardo Augusto Leite Falcão (ZP-01)
Diretor Vice-Presidente Otavio Augusto Fragoso Alves da Silva (ZP-15)
Diretor Bruno Fonseca de Oliveira (ZP-05)
Diretor João Bosco de Brito Vasconcelos (ZP-19)
Diretor Marcos de Castro Alves (ZP-01)

Conselho Fiscal

Claudio Peres de Queiroz (ZP-01)

Igor de Assis Sanderson de Queiroz (ZP-06)

Ivan Ricci (ZP-19)