Restrições de calado em SP caem de 8 dias para 11 horas

Visita Braexport

Lideranças par­la­men­ta­res, dire­to­res de ter­mi­nais por­tuá­ri­os, exe­cu­ti­vos do setor marí­ti­mo e auto­ri­da­des de muni­cí­pi­os da Baixada Santista visi­ta­ram, na quin­ta-fei­ra (3/12), a Praticagem do Estado de São Paulo. Eles conhe­ce­ram o tra­ba­lho rea­li­za­do pelos prá­ti­cos e os resul­ta­dos obti­dos com a apli­ca­ção do sis­te­ma de cala­do dinâ­mi­co (ReDRAFT), que oti­mi­za o uso do canal de nave­ga­ção do por­to santista. 

Implantado em 2016, o ReDRAFT dimi­nuiu o perío­do total de res­tri­ções de cala­do no canal de oito dias e dez minu­tos, em 2013, para 11 horas e 35 minu­tos, em 2019. A comi­ti­va assis­tiu a uma apre­sen­ta­ção do pre­si­den­te da Praticagem de SP, Carlos Alberto de Souza Filho, sobre os inves­ti­men­tos rea­li­za­dos pela enti­da­de nos últi­mos anos:

– Com a apli­ca­ção do cala­do dinâ­mi­co, tive­mos como resul­ta­do mai­or segu­ran­ça, pro­du­ti­vi­da­de e efi­ci­ên­cia nas manobras.

A agen­da de visi­ta­ção incluiu o Porto de Santos e foi ela­bo­ra­da pelo Conselho do Fórum Brasil Export em par­ce­ria com o Instituto Brasil Logística (IBL).

O pre­si­den­te da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura (FRENLOGI), sena­dor Wellington Fagundes (MT), des­ta­cou a impor­tân­cia da visita: 

– Estamos cum­prin­do o papel de ser o medi­a­dor entre a soci­e­da­de, o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. Uma visi­ta des­se por­te, conhe­cen­do todo o por­to e as ações da pra­ti­ca­gem, nos enri­que­ce e dá argu­men­tos para falar­mos em Brasília, seja nas comis­sões ou em ple­ná­rio, o que é impor­tan­te ser fei­to para dimi­nuir o Custo Brasil.

Também par­ti­ci­pa­ram o vice-pre­si­den­te do IBL, Tiago Lima; o dire­tor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Francisval Mendes; a che­fe de gabi­ne­te da Antaq, Jacqueline Wendpap; o pre­si­den­te da Santos Port Authority (SPA), Fernando Biral; os dire­to­res de Infraestrutura, de Operações e de Desenvolvimento de Negócios e Regulação da SPA, res­pec­ti­va­men­te, Afrânio de Paiva Moreira Junior, Marcelo Ribeiro e Bruno Stupello; o dire­tor de Relações Institucionais da FRENLOGI, o ex-depu­ta­do fede­ral Edinho Bez; e o depu­ta­do fede­ral Chrisóstomo (PSL-RO).

Pelo Brasil Export, esti­ve­ram pre­sen­tes o CEO Fabrício Julião; o pre­si­den­te do Conselho do Fórum, José Roberto Campos; e vári­os con­se­lhei­ros, entre eles o dire­tor do Conselho Nacional de Praticagem (Conapra), prá­ti­co João Bosco; o prá­ti­co Hermes Bastos Filho, da Praticagem de SP; e o secre­tá­rio exe­cu­ti­vo do Conapra, Arionor Souza.

Em 2020, o Brasil Export rea­li­zou uma série de cem webi­ná­ri­os, cin­co fóruns regi­o­nais e um naci­o­nal, em mode­lo mis­to, com limi­ta­ção da par­ti­ci­pa­ção pre­sen­ci­al e trans­mis­são onli­ne para o públi­co em geral. Em 2021, além des­ses, vol­ta­rá a ocor­rer o Fórum Santos Export, embrião do evento.