PRÁTICOS TÊM ATÉ O DIA 15 PARA RELATAR CONDIÇÕES DE EMBARQUE

No últi­mo sába­do (1/10), foi ini­ci­a­da a pes­qui­sa anu­al de segu­ran­ça da Associação Internacional de Práticos Marítimos (IMPA). Até 15 de outu­bro, prá­ti­cos em todo o mun­do podem rela­tar as con­di­ções que encon­tram os arran­jos de embar­que e desem­bar­que dos navios.

Em 2021, a enti­da­de rece­beu 3.322 rela­tó­ri­os, sen­do 446 (13,43%) refe­ren­tes a dis­po­si­ti­vos ins­ta­la­dos incor­re­ta­men­te ou mal­con­ser­va­dos, pon­do em ris­co a vida do prá­ti­co. Os defei­tos mais comuns foram obser­va­dos em esca­das de que­bra-pei­to (51,32%).

Escada de que­bra-pei­to e esca­da de que­bra-pei­to com­bi­na­da com esca­da de por­ta­ló são os prin­ci­pais dis­po­si­ti­vos de trans­fe­rên­cia do prá­ti­co da lan­cha para o navio e devem estar em acor­do com a Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (Solas).

Os prá­ti­cos da América do Sul sem­pre têm par­ti­ci­pa­ção expres­si­va na cam­pa­nha, com des­ta­que para os bra­si­lei­ros, com melhor desem­pe­nho entre as pra­ti­ca­gens de todos os paí­ses asso­ci­a­dos à IMPA. No ano pas­sa­do, 45,57% dos rela­tó­ri­os mun­di­ais vie­ram do continente.

– Nesse perío­do do levan­ta­men­to, deve­mos infor­mar o esta­do dos arran­jos de trans­fe­rên­cia em todas as mano­bras que rea­li­za­mos, haja ou não defei­to nos dis­po­si­ti­vos. Somos res­pon­sá­veis pela nos­sa pró­pria segu­ran­ça, aliás, não ape­nas duran­te a cam­pa­nha – res­sal­ta o dire­tor téc­ni­co da Praticagem do Brasil, prá­ti­co Marcio Fausto.

A pra­ti­ca­gem bra­si­lei­ra tem a faci­li­da­de de pre­en­chi­men­to do rela­tó­rio da pes­qui­sa por meio do apli­ca­ti­vo No Rumo Certo. A outra opção é por meio do site da IMPA: https://www.impahq.org/safety-campaign-2022